Resumo do livro occupy

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (625 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO LIVRO OCCUPY

Tomando como exemplo o que aconteceu na Primavera Árabe, o occupy levanta a questão de que o sistema financeiro e político está falido. O movimento foi motivado pelosentimento de insatisfação, de injustiça, embora não exista uma demanda principal.
A preocupação do Zizek é a de que os manifestantes encarem a acupação como momentanea, como um ato agradável, e não sepreocupem no que irá acontecer depois, ou não criem uma plataforma que sustente o movivento. Mas o autor entende que, de qualquer forma, o tabu foi rompido, que não vivemos no melhor mundo possível, e éexatamente por isso que é nossa obrigação diante da insatisfação buscar por alternativas. Não devem se ater aos problemas de dentro do sistema, já que é o sistema capitalista que é o problema.
Ascríticas feitas aos manifestantes também ganham espaço dentro das considerações de Zizek. Primeiro que ele as considera conservadoras. São taxados de antiamericanos, violentos, socialistas, perdedorese etc. Ele desconcerta todas as críticas, dizendo que os manifestantes não estão destruindo nada, eles estão apenas reagindo ao modo o qual o sistema destrói a si próprio; que eles se preocupam com obem comum, que encaram o Espirito Santo quando buscam uma comunidade igualitária e unida. De maneira que transfere para a Wall Street as críticas que atribuem aos manifestantes.
A preocupação doZizek tem fundamento. Os manifestantes estão no território inimigo, gritando por questões que estão intrisicamente naquele mundo - Wall Street. Ou seja, eles devem ter cuidado não só com os inimigos,mas também com os falsos amigos que se aproximarão pra derrubar o movimento e tranformá-lo em protestos moralistas e inofensivos. A principal questão que o Zizek discute é o fato de que as críticas sefortificam na falta de programa do manifestantes. Ele cita a Anne Applebaun, que entende que os movimentos ao redor do mundo não possuem foco, e que alguns - os ocidentais - se recusam a participar...
tracking img