Escola de chicago

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (790 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- O QUE FOI A ESCOLA DE CHICAGO? QUAL SUA ORIGEM? E QUEM FORAM SEUS REPRESENTANTES?

A escola de Chicago foi um movimento no campo da arquitetura, desenvolvido nos finais do século XIX e consistiuuma das primeiras manifestações da arquitetura moderna.
O pioneiro deste movimento foi o engenheiro Willian Le Barom Jenney que, nos finais do século XIX construiu em Chicago um conjunto deedifícios de escritórios de grande altura, dos quais se destaca o Home Insurance Building (construído em 1885). Estes edifícios apresentam novas soluções tipológicas, estruturais, construtivas e morfológicas,de raiz funcionalista, que pretendem simbolizar o próprio desenvolvimento econômico da cidade. Le Baron Jenney incrementou o uso de estruturas metálicas simples (o que possibilitou o aumento da alturados edifícios) que sustenta as fachadas, extremamente simplificadas. Quatro jovens arquitetos que trabalhavam no atelier de Jenney assimilaram esta solução formal e construtiva que rapidamente setransformou num protótipo ou num modelo consolidado. Estes arquitetos, Louis Sullivan Daniel Burnham, William Holabird e Martin Roche, tornaram-se expoentes do movimento durante as décadas seguintes.
Asrazões para a importância adquirida por Chicago devem ser buscadas em três ordens de fatores: as questões demográficas, geográficas e técnicas.

2- FAÇA UMA DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAISCARACTERÍSTICAS DA ARQUITETURA DA ESCOLA DE CHICAGO. CITE UM EXEMPLO.

As características principais das construções durante a Escola de Chicago são a estrutura metálica, a manifestação externa de elementosestruturais e funcionais. A conjugação destas características resultou em um vocabulário próprio e inovador, muito diferente do que se fazia nos edifícios de Nova Iorque, por exemplo.
Após a realizaçãode vários estudos William Le Baron Jenney descobriu uma solução estrutural capaz de suportar cargas e resistir a incêndios, pelo revestimento de perfis laminados de aço com elementos metálicos com...
tracking img