Resumo do livro moreninha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1627 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Joaquim Manuel de Macedo

O livro retrata a história de quatro amigos que eram estudantes de medicina em uma faculdade. Entre eles está Augusto um homem que vive se apaixonando por uma mulher atrás da outra.

Como o fim de semana estava chegando, Felipe resolveu convidar os outros três para passar uns dias na casa de sua avó. Onde moravam suas duas primas e sua irmã. A princípio Augusto nãoqueria ir, mas Felipe insistiu fazendo uma aposta: se Augusto ficasse mais de quinze dias apaixonado por uma das três, ele teria que escrever um romance contando a história, mas se ele não se apaixonasse, Felipe teria que escrever uma história contando o que aconteceu.

Quando tudo estava pronto para viajar, Fabrício contou para Augusto que estava apaixonado por uma das primas de Felipe e pediupara que ele fingisse se interessar por ela para que ele pudesse ter um desculpa para terminar.

Assim que Augusto chegou à casa da Senhora Ana, avó de Felipe, ele notou que casa era bela, rica e bem alegre. Admirou também a beleza das jovens moças que se encontravam no lugar.

Depois de uma longa conversa com uma senhora amiga da família, ele foi conversar com alguém de seu interesse, já que aconversa com a senhora tinha sido muito desagradável. Um minuto se passou de conversa com uma moça, irmã de Felipe, e Fabrício foi procura-lo para ver se Augusto o ajudaria ou não. Eles foram conversar em um gabinete para a conversa ser mais reservada.

Augusto negou o pedido de Fabrício, deixando-o irritado, com isso um propôs guerra ao outro. Felipe entrou no gabinete e os chamou para jantar.No jantar Fabrício tentou deixar Augusto com má fama entre as moças. E começaram uma discussão em pleno jantar, mas Augusto conseguiu reverter a sua situação.

No final do jantar Leopoldo foi perguntar para ele por qual das moças estava apaixonado, e se ele iria ganhar ou perde a aposta feita com Felipe. Augusto responde que se encantou por três, mas que mesmo assim iria ganhar a aposta.Leopoldo perguntou o que ele achou da irmã de Felipe e Augusto respondeu que no começo achou a menina feia e desagradável, mas que agora se repreendeu por isso, Leopoldo então perguntou se amanha isso mudaria e Augusto respondeu que não sabia.

No dia seguinte todos foram passear no jardim, cada moça acompanhada de um rapaz. Menos Augusto que pelo acontecido na jantar passou a afastar as moças,somente D. Ana quis acompanhá-lo. Eles foram até uma gruta para ficarem sozinhos, pois Augusto iria contar o motivo de trocar tanto de amor.

Augusto começou a sua história contando que quando tinha treze anos e foi brincar na praia, encontrou uma moreninha de sete anos por quem se apaixonou e depois de passarem a tarde juntos trocando juras de amor eterno, ele deu um breve á ela e ela á ele, com umobjeto dentro. Ele nunca esqueceu essa moreninha, por isso procurava em outras esquece-la.

Depois de tanto falar, Augusto ficou com sede e como na gruta havia uma fonte, ele foi beber água. D Ana contou-lhe que a lenda dizia que a água daquela fonte eram lágrimas de uma moça que cantava e chorava por seu amor, lá no topo da gruta. D. Ana também contou que sua neta, D. Carolina, aprendeu a cantaressa musica e cantava sempre, então eles pararam e escutaram D. Carolina cantando a bela melodia.

Quando eles estavam voltando pra casa, todos passaram em um ponto no jardim para tomar café e a pequena D. Carolina, foi servir o café para Fabrício, para desculpar- se de suas travessuras e acabou virando café em Augusto e derrubando Fabrício no chão. Felipe tratou logo de arranjar novas calçaspara Augusto. Felipe encorajou Augusto a ir trocar as calças no gabinete reservado para as mulheres. E quando mal acabou de tirar as calças e a blusa, que também havia molhado, ouviu passos de moças, seu primeiro pensamento foi se esconder em uma cama que havia ali.

Como as moças pensaram que estavam sozinhas elas começaram a falar livremente e até ergueram seus vestidos para comparar qual...
tracking img