Resumo do livro seminarista e a moreninha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1760 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do Livro : O Seminarista

Autor: Bernardo Guimarães

No interior de Minas Gerais, Eugênio, filho de fazendeiros, passa a infância ao lado de Margarida, filha de uma simples agregada da fazenda.

Dessa convivência nasce a afeição entre eles e, mais tarde, um tímido amor adolescente. Mas os pais de Eugênio têm outros planos para ele: querem que seja padre; por isso, ointernam num seminário, obrigando-o a seguir a carreira eclesiástica.

O tempo passa, mas Eugênio não esquece Margarida. Com a ajuda dos padres, os pais dele inventam que Margarida já o esqueceu e casou-se com outro homem e com a triste noticia, Eugenio, desiludido, decide definitivamente se dedicar pela vida de padre.

Após alguns anos, ao voltar para a vila natal, ele é chamado asocorrer uma moça muito doente: era Margarida. Ao vê-la, Eugênio fica muito perturbado. Conversam e ela lhe conta toda a verdade: ela e a mãe haviam sido expulsas da fazenda, passavam necessidades e ela não tinha se casado com ninguém, pois ainda o amava.

Eugênio fica transtornado ao saber que tinha sido enganado por seus próprios pais. Com esse encontro, a paixão deles renasce e, no diaseguinte, ao voltar a vê-la, Eugênio não se contém e os dois se entregam ao amor.

Atormentado pelo remorso, Eugênio se prepara para rezar sua primeira missa quando alguém o chama para encomendar um cadáver. Era o corpo de Margarida, que tinha acabado de falecer.

Aquilo era muito para aquele rapaz tão sofrido e ele enlouquece antes da missa devido ao dilema em sua frágil mente: a morte desua amada e ter quebrado seu voto de castidade junto a Igreja Católica.

Em O seminarista, Bernardo Guimarães faz um típico romance de tese, querendo provar o equívoco do celibato religioso, que deforma o homem indo contra suas tendências naturais, e do autoritarismo familiar, que não permite ao jovem escolher seu próprio caminho.

A crítica forte do romance é, portanto, contra ocelibato religioso, contra a proibição de casamento para os padres, vista como uma violência contra a natureza humana:

“Ah, celibato!... Terrível celibato!... Ninguém espera afrontar impunemente as leis da natureza! Tarde ou cedo, elas têm seu complemento indeclinável, e vingam-se cruelmente dos que pretendem subtrair-se ao seu império fatal!...”.

O autor faz uma crítica dura não sócontra o autoritarismo dos pais, mas também contra o autoritarismo e a hipocrisia dos padres. Ataca violentamente a educação dada aos jovens nos seminários:

“A educação rígida é triste em si e em suas conseqüências: muitas regras ditadas por homens são colocadas nos seminários, é mais próprio para formar “caes adestrados” do que homens sociais. Muita devoção e seguindo princípios que não sãofeitos de coração e sim obrigação, abafando as verdadeiras emoções e sentimentos do ser humano.

“O rapaz que sai de um seminário,depois de ter estado ali alguns anos, faz na sociedade a figura dum idiota. Defazado, inseguro e desconfiado, por mais inteligente e instruído que seja, não sabe dizer duas palavras com acerto e discrição, e muito menos com graça e amabilidade. E se acaso o moço é tímidoe acanhado por natureza, acontece muitas vezes ficar perdido para sempre.”.

Ressaltando a importância do meio social e dos instintos na determinação do comportamento humano, Bernardo Guimarães dá a esse romance tons naturalistas.Querendo mostrar a realidade numa época em que nem todos tem a mesma visão.

Resumo do Livro : A Moreninha

Autor: Joaquim Manoel de Macedo

O dia deSant'Ana se aproxima e o estudante de medicina, Filipe, convida seus colegas: Leopoldo, Fabrício e Augusto para a comemoração na ilha, onde mora sua avó, D.Ana, de 60 anos. Os alegres estudantes aceitam o convite com entusiasmo, exceto Augusto. Filipe, para atraí-lo à ilha, faz referência ao baile de domingo, em que estarão presentes suas primas: a pálida, Joana, de 17 anos, Joaquina, loira de 16 e...
tracking img