Resumo do livro iii (caps xiv xv e xvi) a cidade antiga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (782 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

* Introdução Pág. 4

* Livro III – Resumo do Cap. XIV Pág. 5
* Livro III – Resumo do Cap. XV Pág. 6
* Livro III – Resumo do Cap. XVI Pág. 7* Conclusão Pág. 8
* Bibliografia Pág. 9

INTRODUÇÃO

No resumo apresentado a seguir, observaremos uma explanação sobre os sistemas urbanos romanos destacados no livro ACidade Antiga, de Fustel de Coulanges.
Este resumo tem por finalidade transcrever algumas características das cidades, repassando ao leitor informações sobre as religiões, guerras, visões sobredivindades e também as formações das confederações e colônias, conforme informações contidas nos Cap. XIV, XV e XVI do Livro III desta obra.

A Cidade Antiga

Livro III, capítulo XIV

Cap XIV – OESPÍRITO MUNICIPAL

Mesmo próximas cada cidade era totalmente separada da outra, pois baseavam-se cada uma em suas crenças. O calendário de uma não poderia ser igual ao outro; a natureza física exerciacerta influencia, porém, a crença era algo considerado muito mais forte, por esta razão não poderiam estabelecer nenhuma outra organização social que não fosse a cidade.
O espirito da cidade erafundamentado na religião de tal forma que seria impossível a união das mesmas, cada urbe levava em alta consideração sua autonomia, ao que denominavam de um conjunto que entendia seu culto, seu direito,seu governo e toda a sua independência politica e religiosa, era mais fácil uma se submeter a outra do que se unirem, disto resultava à cidade vencedora duas alternativas, destruir e ocupar o territórioou poupá-la e torna-la independente. A junção entre dois povos de urbes diferentes sobre o mesmo governo nunca existiu entre os antigos porque a pluralidade de religiões únicas o conduziam para oisolamento. Cada cidade tinha em torno de seu território uma linha de limites sagrados que constituía o horizonte de sua religião nacional e seus deuses, em função disto, os antigos, não puderam...
tracking img