Resumo do filosofo rousseau

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Jean Jacques Rousseau (1712- 1778)
Bibliografia:
Rousseau foi um dos mais considerados pensadores europeus no século XVIII. Sua obra inspirou reformas políticas e educacionais, chamado mais tarde de Romantismo. Formou um grupo de brilhantes pensadores pais da ciência política moderna, Montesquieu e os liberais ingleses.
Levando o pensamento de Montaigne com mestre e aluno se tornou umareformulação à diretriz das correntes pedagógicas nos séculos seguintes. Filósofos da doutrina que ele mesmo chamou “materialismo dos sensatos”, ou “teísmo”, ou “religião civil”. Obras políticas – contrato social e princípios do direito.
Vida:
A Infância de Rousseau nasceu em Genebra, na Suíça uma República independente, pois em seus trabalhos cita que só numa república independente é possível,faleceu em uma cidade do nordeste de Paris, França, em 2 de julho de 1778. Seu pai foi Isaac Rousseau, relojoeiro de profissão. Sua mãe foi Suzanne Bernard, filha de um pastor de Genebra, faleceu pouco depois de seu nascimento. Rousseau tinha 15 irmãos que teve que dividir uma herança deixada pelo avô paterno, um dos irmãos era François mais velho que Rousseau 7 anos, ainda jovem o irmão abandonou afamília. Depois da Morte de sua mãe, por devido fato do parto, marcou Rousseau desde criança.
No ano de 1722, desentendendo-se com um cidadão, teve que ir embora de Genebra para não ser preso e deixar o pai. Ficou sob a tutela do tio Gabriel Bernard, engenheiro militar que era irmão de sua mãe falecida e casado com a irmã de seu pai.
Rousseau não teve educação regular, mas seu tio logo enviajunto com seu filho para serem educados na residência de um pastor protestante, em lugarejo próximo a Genebra onde ambos estudaram latim e outras disciplinas. Logo após os 12 anos volta com o primo, a Genebra para começar trabalhar.
Juventude:
Aos dezesseis anos, ao perambular com amigos pelos arredores de Genebra, por terceira vez perdeu o toque de recolher e passou a noite de lado de fora dasportas trancadas da cidade, fugiu para o interior da França, a duas léguas de Genebra, foi encaminhado para uma jovem senhora comprometida a ajudar peregrinos com a pensão que recebia do rei. Louise cerca de 10 anos mais velha, na plenitude dos 20, bela de corpo, alegre, dona de belos cabelos louros, para ele mãe e amante, chamava de Sra. Warens ou “mamãe”. Teve vários períodos. Em Turim Rousseaudeveria estudar o catecismo e abjurar o protestantismo, seu pai soube que estava em Turim e ficou por satisfeito devido à boa educação de lá.
Na volta à casa de Louise na primavera de 1729, ajuda nos trabalhos da sua farmácia natural, lê muito e estuda música. Depois de um ano se apaixona por ela. Passando vários anos após com diversos amantes obtidos pela Louise, Rousseau e Louise inicia a vidasexual como amante em 1740. Adoece e passa por uma crise conhecido como “síndrome do pânico”, declara Rousseau: só comecei a viver quando me considerei um homem morto. Logo abandona Louisa e retorna para Paris em 1741.
Em 1745 ele assumiu vida conjugal com a criada de quarto do hotel onde ele estava morando, teve com ela 5 filhos que foi enviado para um orfanato. Em 1768 casou-se com ela numacerimônia civil. 1778 morreu na propriedade do marquês René de Girardin 2 de julho e foi enterrado na Ilha des Peupliers no lago de Ermenonville, mas os restos mortais foram removidos para o Panteon em Paris, durante a Revolução.

O Pensamento de Rousseau.
Compreender as causas das mudanças nos seres humanos, na busca dos “porquês”, Para Rousseau, a percepção controlam as mudanças que ocorremdurante nossas vidas, estabelecendo daí os contornos da moral sensitiva, em nossas emoções, modelam a nossa conduta. Uma técnica de controle que nos tornasse mais seguros, mantendo a alma mais próxima da virtude.
Estado natural: cada filósofo entende de um jeito, Hobes frase- o homem é lobo para outro homem, viviam em brigas é caracterizado pela igualdade de direitos, todos são iguais, pela...
tracking img