Resenha sobre Jean-Jacques Rousseau

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (428 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de janeiro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Ouro Preto
Departamento de Música
Metodologia da Educação Musical 1 – MUS145



Jean-Jacques Rousseau

Jean-Jacques Rousseau foi um importante filósofo, teóricopolítico e escritor. É considerado um dos principais filósofos do iluminismo, e suas ideias influenciaram a Revolução Francesa. As sua principais obras são Discursos entre a ciências e as Artes eDiscurso sobre a Origem da Desigualdade entre os Homens e do Contrato Social.
Rousseau era antes de tudo um filósofo especulativo, que criou um sistema contraditório, ele acreditava que o homem nascenaturalmente bom, e atribui a tendência do homem para o mal à vida em sociedade.
Rousseau relaciona o mal com a necessidade que o homem tem de criar novas necessidades, que geram outras privações.
Nateologia, o homem nasce livre, mas sua ação fica limitada pela sociedade; já Rousseau diz que a liberdade é um ato puro e perfeição pura de humanidade. No catolicismo, os homens em sua naturezaindividual não são iguais. A cada um Deus concede dons variados e na ordem da Graça. Já a justiça diz que os homens são iguais perante à lei, mas cada recebe um tipo de pena conforme seu crime, nesse ponto ajustiça deve ser desigual. Na filosofia de Rousseau, a igualdade deve ser imposta pelo Estado de uma maneira absoluta para compensar as desigualdades sociais.
Agora entra em vigor suas ideias deContrato Social e Vontade Geral. Rousseau acreditava que a família e as corporações são um crime, sendo assim só existe o indivíduo. A Vontade Geral é aquela que propõe o bem comum, e faz surgir um novoser que é muito bom: o deus-Estado.
Segundo Bertrand Russell, Hitler é fruto de Rousseau. E até mesmo Stalin.
Rousseau acreditava que a vontade geral é a única fonte da lei, do bem e do mal, docerto e do errado. Se a maioria, por exemplo, declarar que o aborto é bom, e não um crime, isso é lei, e para Rousseau, os que são contrários a essa decisão devem ser separados da sociedade, e em...
tracking img