Resumo do filme lutero

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2955 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO BASEADO NO FILME LUTERO



LUTERO


Lutero em 1529 por Lucas Cranach

Nome completo Martinus Luter (Martinho Lutero)
Nascimento 10 de novembro de 1483
Eisleben
Sacro Império Romano-Germânico

Morte 18 de fevereiro de 1546 (62 anos)
Eisleben
Sacro Império Romano-Germânico

Cônjuge Catarina Von Bora (1499-1552)

Ocupação Teólogo

Assinatura


LUTERO: INÍCIODO FILME
O filme começa mostrando Martinho Lutero, um jovem alemão burguês, enfrentando uma tempestade. Lutero, de 1501 a 1505, freqüentou a universidade em Erfurt, onde se graduou bacharel nas Sete Artes Liberais. A pedido de seu pai resolveu dedicar-se à Jurisprudência. Contudo, no dia 2 de julho de 1505, quando se dirigia a sua casa em Stotternheim, foi surpreendido por uma forte tempestade, equando os relâmpagos e trovões estalaram ao seu redor, temeu ser atingido por um raio e fez um voto a Deus de se tornar monge agostiniano. Quinze dias depois, Lutero ingressou no Mosteiro dos Frades Mendicantes Agostinianos, em Erfurt.
Em 1507, foi ordenado sacerdote católico. No período de 1508 a 1510, lecionou Filosofia e Teologia nas cidades de Wittenberg e Erfurt. Além de professor deTeologia, ele se tornou preletor e intérprete das Sagradas Escrituras na Universidade de Wittenberg. Lutero fez importantes preleções acerca do Livro dos Salmos, das Cartas de Paulo aos Romanos e do Livro aos Hebreus.

A VISÃO DE LUTERO QUANTO AS INDULGÊNCIAS DA IGREJA CATÓLICA
Em seguida, o filme mostra à peregrinação de Lutero a Roma, em 1511, a fim de tratar de assuntos da Ordem Agostiniana econhecer de perto o centro do Catolicismo. Nessa viagem, tomou conhecimento das indulgências vendidas pela Igreja Católica. Lutero observou pessoas nos degraus das escadas da igreja comprando indulgências para si próprias e para seus familiares. Ele próprio decidiu comprar uma indulgência para seu avô e logo se vê atormentado, pois, segundo a Igreja Católica, somente os que comprassem taisindulgências seriam livres do Purgatório. Embora se esforçasse, não conseguia compreender alguns dogmas da Igreja, os quais contradiziam os ensinamentos das Escrituras.
LUTERO VOLTA DE ROMA
Ao retornar de Roma, Lutero passou a se convencer de que a Igreja Católica comportava-se de modo antagônico, não harmonioso, com os ensinamentos da Palavra de Deus. Suas indagações o levaram a experimentar em suamente momentos críticos e angustiantes, causando-lhe desequilíbrio emocional. Tais tormentos levaram-no a travar uma batalha espiritual com o poder das trevas, geralmente madrugada adentro. Em seu delírio chegou a "dialogar" com o Diabo, condenando-o por tentar constantemente provocar-lhe desânimo em sua postura de buscar a Revelação da Verdade de Deus.
Nesse momento Lutero viu-se diante delembranças, que recordavam cenas polêmicas referentes às atuações dos "representantes de Deus". Lembrou-se, por exemplo, da existência de prostíbulos "específicos" para monges, assim como das centenas de pessoas entregando os poucos recursos que possuíam para seu sustento na compra ao “direito da salvação" que era incentivada pelos lideres católicos através das indulgências.
Em suas preleções, passoua ridicularizar a venda de tais indulgências e a defender a vida, exaltando o amor de Deus, tendo-se convencido de que o Seu amor sobrepujava a Sua ira. Com essas novas idéias pulsando em seu íntimo, passou a lutar em prol de uma transformação radical dos costumes doutrinários ora vigentes na Igreja Católica Romana. Paradoxalmente, à proporção que se aprofundava no estudo das Escrituras, suacrise se intensificava até o dia em que pôde compreender toda a Verdade revelada acerca da Graça de Deus.
A VISITA DE TETZEL EM WITTENBERG
Tetzel participava do processo de inquisição da Igreja. Deslocou-se da Espanha para Wittenberg, com intuito de trazer aos fiéis uma "esperança divina", visto que o julgamento de Deus estaria próximo. Tetzel proferiu um discurso aos fiéis e a população da...
tracking img