Resumo do filme linguas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do Filme: Línguas, Vidas em Português.
Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão – IFMA – Campus Buriticupu - Ma.
Curso: Licenciatura em Biologia - 1º Semestre 2012.Disciplina: Língua Portuguesa.
Aluno: José Machado Rodrigues.
Professora: Edilene Freitas Silva.

Assunto: Análise crítica do filme “Línguas: Vidas em Português”, direção de Victor Lopes eprodução de Renato Pereira, lançado nos cinemas brasileiros no ano de 2004.

O documentário conta com a participação de alguns personagens anônimos, além da participação especial de JoséSaramago, João Ubaldo Ribeiro, Martinho da Vila, integrantes do Grupo Madre deus e Mia Couto, estes geralmente falando sobre a Língua Portuguesa e aqueles se expressando através da língua, geralmente falandode si mesmo, expondo seus cotidianos e suas culturas.
Para o escritor português José Saramago, “não há uma Língua Portuguesa, há sim línguas em Português”. Partindo desse princípio,percebemos que os ambientes sociais e geográficos influenciam na forma de falar e a cada dia a Língua Portuguesa vem se modificando cada vez mais e novas expressões estão surgindo. Cada nova palavraresulta em uma nova possibilidade de se expressar, de comunicar-se com os outros, interagir, como cita Saramago. Nos mostra que cada lugar adotou o idioma nativo de Portugal, país colonizador da maioriadeles, conforme suas crenças, valores, sua cultura e seus costumes. O Português foi introduzido no cotidiano desses povos, mas nem todos falam a língua do mesmo jeito.
O documentário tambémtenta mostrar como culturas tão diferentes e de realidades tão distantes geograficamente utilizam da mesma língua para se pronunciar o que funciona como um elo de ligação entre esse povos. Quatrocontinentes que se interligam através de uma língua, que apesar de não ser homogênea, nos faz compreender o que está falando um angolano, um moçambicano ou um indiano de Goa, além dos outros tantos...
tracking img