123123123123

1489 palavras 6 páginas
É incorreto afirmar, a respeito dos recursos coesivos utilizados na propaganda acima:

Escolher uma resposta. a. No trecho “você só viu as que entraram no gol”, ocorre elipse do termo “bolas”. b. A conjunção “mas” funciona como um encadeador do tipo discursivo, pois não expressa um relação lógica entre as orações, apenas conecta dois enunciados diferentes, como se houvesse duas pessoas falando sobre o tema e Pelé é o referente da propaganda. c. A conjunção “mas” funciona como um encadeador do tipo discursivo, pois não expressa um relação lógica entre as orações, apenas conecta dois enunciados diferentes, como se houvesse duas pessoas falando sobre o tema. d. O conectivo “mas” indica uma conclusão a respeito do que foi enunciado na frase anterior. e. Pelé é o referente da propaganda.
Question 8
Notas: 1
Leia o texto abaixo e responda às questões 3 e 4

Um gramático contra a gramática [2]

Gilberto Scarton

Língua e Liberdade: por uma nova concepção da língua materna e seu ensino (L&PM, 1995, 112 páginas) do gramático Celso Pedro Luft traz um conjunto de idéias que subverte a ordem estabelecida no ensino da língua materna, por combater, veemente, o ensino da gramática em sala de aula.

Nos seis pequenos capítulos que integram a obra, o gramático bate, intencionalmente, sempre na mesma tecla - uma variação sobre o mesmo tema: a maneira tradicional e errada de ensinar a língua materna, as noções falsas de língua e gramática, a obsessão gramaticalista, inutilidade do ensino da teoria gramatical, a visão distorcida de que se ensinar a língua é se ensinar a escrever certo, o esquecimento a que se relega a prática lingüística, a postura prescritiva, purista e alienada - tão comum nas "aulas de português".

O velho pesquisador apaixonado pelos problemas da língua, teórico de espírito lúcido e de larga formação linguística e professor de longa experiência leva o leitor a discernir com rigor gramática e comunicação: gramática natural e

Relacionados

  • 123123123123
    428 palavras | 2 páginas
  • 123123123123
    2244 palavras | 9 páginas
  • Comparativo gsm x cdma
    644 palavras | 3 páginas