A escrita academica resenha e resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 10 (2449 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 4 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Iniciado em segunda, 4 agosto 2014, 16:17
Completado em segunda, 4 agosto 2014, 16:36
Tempo empregado 18 minutos 55 segundos
Notas 5/6
Nota 0.3667 de um máximo de 0.44(83%)
Question 1
Notas: 1
Leia o texto abaixo [1] , atente para as suas características, e responda às questões 1 e 2.

Leonardo Boff inicia o artigo “A cultura da paz” apontando o fato de que vivemos em uma cultura quese caracteriza fundamentalmente pela violência. Diante disso, o autor levanta a questão da possibilidade de essa violência poder ser superada ou não. Inicialmente, ele apresenta argumentos que sustentam a tese de que seria impossível, pois as próprias características psicológicas humanas e um conjunto de forças naturais e sociais reforçariam essa cultura da violência, tornando difícil suasuperação. Mas, mesmo reconhecendo o poder dessas forças, Boff considera que, nesse momento, é indispensável estabelecermos uma cultura de paz contra a violência, pois essa estaria nos levando à extinção da vida humana no planeta. Segundo o autor, seria possível construir essa cultura, pelo fato de que os seres humanos são providos de componentes genéticos que nos permitem sermos sociais, cooperativos,criadores e dotados de recursos para limitar a violência e de que a essência do ser humano seria o cuidado, definido pelo autor como sendo uma relação amorosa com a realidade, que poderia levar à superação da violência. A partir dessas constatações, o teólogo conclui, incitando-nos a despertar as potencialidades humanas para a paz, como projeto pessoal e coletivo.”

Questão 01

O gênero textualacima pode ser classificado como:


[1] Exemplo de resumo retirado de MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane; ABREU-TARDELLI, Lília

Santos. Resumo. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. p. 16)

Escolher uma resposta.
a. um resumo, pois apresenta de maneira sucinta e objetiva, as principais ideias do artigo, sem apresentar quaisquer avaliações ou críticas Correto
b. uma resenha, pois seuautor apresenta as ideias principais do artigo de Leonardo Boff, tecendo críticas construtivas a respeito
c. uma resenha, pois seu autor apresenta as ideias principais do artigo de Leonardo Boff, tecendo críticas construtivas a respeito; uma resenha acadêmica, pois trata-se de um artigo publicado em revista especializada da área de teologia.
d. um resumo, pois além de sintetizar o tema eseus desdobramentos, ainda faz uma avaliação crítica dos principais conceitos ali explorados pelo autor
e. uma resenha acadêmica, pois trata-se de um artigo publicado em revista especia-lizada da área de teologia
Resposta correta: um resumo, pois apresenta de maneira sucinta e objetiva, as principais ideias do artigo, sem apresentar quaisquer avaliações ou críticas.

Comentário respostacorreta: em nenhum momento o autor do texto acima colocou sua opinião sobre o autor ou sobre qualquer ideia presente no artigo, emitindo qualquer julgamento. Limitou-se apenas a caracterizar de maneira sintética o pensamento de Leonardo Boff.

Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 2
Notas: 1
O escritor do resumo acima obedeceu à regra básica de não expressar avaliação ou opiniãosobre o autor de uma obra e sobre as ideias expressas por ele, mas fez questão de mostrar, por meio de algumas expressões, que se limitava a mostrar o pensamento do autor do texto resumido, Leonardo Boff.

Assinale a alternativa abaixo que não apresenta nenhuma dessas expressões.

Escolher uma resposta.
a. “Leonardo Boff inicia o artigo...”
b. “Segundo o autor, seria possível construiressa cultura...”
c. “É indispensável estabelecermos uma cultura de paz contra a violência...” Correto
d. O teólogo conclui, incitando-nos a despertar as potencialidades humanas ...”
e. Todas as alternativas apresentam expressões que mostram o pensamento do autor.
Resposta correta : “é indispensável estabelecermos uma cultura de paz contra a violência...”

Comentário resposta...
tracking img