Resumo do capitulo 1 do livro contabilidade introdutória

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1367 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Contabilidade com metodologia especialmente concebida para captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fenômenos que afetam situações patrimoniais, financeiras e econômicas de qualquer ente, obtendo um campo de atuação muito amplo.
Existem diversos grupos de pessoas e de interesses que necessitam da informação Contábil, sendo necessário delinear resumidamente o tipo e a qualidade dainformação que a Contabilidade deve estar em condições de fornecer a vários grupos de pessoas. Têm os sócios, acionistas e proprietários de quotas societárias de maneira geral, essas pessoas são interessadas primariamente na rentabilidade e segurança de seus investimentos, que muitas vezes se mantêm afastadas da direção das empresas, necessitam de informações resumidas que deem respostas claras econcisas a sua pergunta. Também tem os administradores, diretores e executivos dos mais variados escalões que possuem interesse nos dados contábeis dessas pessoas atinge um grau de profundidade e análise muito maior do que para os demais grupos. Já os bancos, capitalistas, emprestadores de dinheiro para estas entidades e pessoas são muito similares às formas descritas dos sócios, quotistas,proprietários de empresas com a diferença que estes últimos não visam apenas o retorno financeiro, também tem uma razão sentimental, profissional e de pioneirismo em seus investimentos, não possuindo como única finalidade a rentabilidade, já o importante para os bancos e outros é a segurança de retorno de seus investimentos feito às empresas. O governo e economistas governamentais em primeiro lugarbasear-se frequentemente em tais informações e que se exerce o poder de tributar e arrecadar impostos, taxas e contribuições. Em segundo lugar, os economistas encarregados de análises globais ou setoriais de nossa economia interessam-se pelos dados contábeis das diversas unidades microeconômicas, os quais, convenientemente agregados e tratados estatisticamente, podem fornecer bases adequadas para asanálises econômicas. E por último pessoas físicas esquecem que nos patrimônios individuais, a contabilidade também pode desempenhar um papel muito importante, fazendo com que criem mais controle das finanças, de ordem e equilíbrio nos orçamentos domésticos.
A finalidade da contabilidade pode ser agrupada de várias formas, mas aqui vai ser dividida em três finalidades básicas: Finalidade deplanejamento, de controle e de auxílio no processo decisório.
Planejamento é o processo de decidir que curso de ação deverá ser tomado para o futuro da empresa ou de toda a empresa. A informação contábil se refere principalmente ao estabelecimento de padrões e ao inter-relacionamento da Contabilidade com os planos orçamentários, é de grande utilidade no planejamento empresarial.
Controle pode serconceituado como um processo pelo qual a alta administração se certifica de que a organização está trabalhando dentro dos planos e regras estipuladas pelos donos de capital e pela própria alta administração. De acordo com o autor Robert N. Anthony a informação contábil é útil ao processo de controle como:
-Meio de comunicação, pois precisa haver uma boa comunicação entre todos os setores para nãoexistir erros nos relatórios contábeis que informa a organização a respeito dos planos e políticas da administração.
-Meio de motivação é um meio regido por metas, ou seja, são criadas etapas para os funcionários trabalharem o mais rápido possível para executar estas metas e crescerem dentro da organização.
-Meio de Verificação, periodicamente, a administração necessita verificar a qualidade dosserviços executados pelos empregados, que pode resultar em acréscimos de salários, promoções, etc.
Processo decisório é o conjunto de ações que faz com que se consiga a obtenção dos objetivos desejados, definidos pelo planejamento. O processo decisório ocorre pelas tomadas de decisões já planejadas e pelas tomadas de decisões corretivas quando o controle evidencia que o caminho sendo seguido...
tracking img