Resumo do capitulo 1 de antonio carlos gil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (865 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do 1º capitulo do livro
De: Antonio Carlos Gil
Gestão por Pessoas

Relacionam-se de forma direta e constante, pois ao analisarmos poderá ser entendido como subsistemas da Gestão dePessoas. Ao gerenciar pessoas, automaticamente estamos gerenciando talentos, o capital humano e intelectual e gerenciando parceiros.
Essas expressões aparecerão no final do século XX e guardasimilariedade como as citadas, que vem popularizando-se:

Administração de Pessoal = Gestão de Talentos
Relação Industrial = Gestão Parceiros
Administração de Recursos Humano = Gestão de Capital HumanoRelações Humanas constitui-se num processo de integração de indivíduos numa situação de trabalho, de modo a fazer com que os trabalhadores colaborem com a empresa e até encontrem satisfação de suasnecessidades sociais e psicológicas. Vários fatores podem contribuir para que o funcionário colabore com a organização, alguns deles como plano de carreira, benefícios, plano odontológico e de saúde,respeito da organização para com ele, faz com que senta-se parte importante do sistema. Também podemos ressaltar que esses fatores variam de acordo com os valores de cada pessoa.


Podem desenvolvervárias atividades como, por exemplo, ginásticas elaborais aplicadas por fisioterapeutas, pesquisas de clima departamental ou organizacional, por um psicólogo e/ou também orientação de nutricionistaspara boa alimentação, outras referências como:

- Interdepêndencia das partes: Concebe uma administração como um sistema, tornando-se possível identificar suas partes como subsistemasinterdependentes ou seja envolver outros subsistemas de seleção e de treinamento.

- Ênfase no processo: Administração sistêmica é dinâmica.

- Probalismo: Organização sistêmica não é caracterizado pelacerteza absoluta, mas pela probabilidade, guardando coerencia como o moderno enfoque adotado nas ciências humana.

- Multidiciplinariedade: Organização sistêmica em busca de contribuição dos mais...
tracking img