Teorias evolutivas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1472 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Lamarckismo

Mais conhecido como Lamarck foi um dos pioneiros a propor uma teoria da evolução. Enquanto a grande maioria dos cientistas era fixista, Lamarck defendia a teoria de que as espécies mudam com o tempo.
Segundo Lamarck, o mecanismo evolutivo estava baseado em duas leis fundamentais: a Lei do uso e desuso dos órgãos e a lei da herança dos caracteres adquiridos.
Lei do Uso e Desusodos órgãos: supõe que o uso frequente de certas partes do organismo leva a hipertrofia e o desuso continuo faz com que os órgãos se atrofiem.
Lei da Herança dos Caracteres adquiridos: é baseada nos princípios da lei do uso e desuso, Lamarck afirma que o caractere adquirido pelo uso ou pelo desuso seria transmitido de geração a geração.
Exemplo: A língua do Tamanduá e do Camaleão com o passar dotempo foram se desenvolvendo para suprir as suas necessidades alimentares ficando cada vez mais longa.

Segundo o biólogo Alemão August Weismann existe duas linhas de células, as germinativas que originam os gametas e as somáticas que formam o corpo. Para que uma mutação passe de geração a geração é necessário que as modificações aconteçam na linha germinativa. Para provar essa teoria ele fezuma experiência com alguns camundongos, cortando o rabo de cada um deles por varias gerações, mas nenhum dos descendentes nasceu com o rabo menor. Com essa experiência Weismann mostrou que sua teoria ia contra a de Lamarck.
Darwinismo
Conhecido como Darwin, em 1838 leu o livro do Inglês Thomas Malthus sobre população, concluiu que as espécies com mais sobrevivência teriam mais chances dereproduzir e deixar descendentes, porque suas características foram apropriadas para enfrentar as condições de mudanças ambientais.
A partir da Seleção Artificial que o ser humano separa de espécies animais e vegetais as características desejáveis e desprezam as demais, Darwin criou o conceito de seleção natural.
Evolução por seleção natural: são apresentadas algumas etapas para o mecanismo.
*Osindivíduos de uma mesma espécie apresentam muitas variações na forma e na fisiologia.
* Grande parte destas variações é transmitida aos descendentes.
* A população cresceria aceleradamente se todos os seres da mesma espécie se reproduzissem.
* Como os recursos naturais são limitados, os indivíduos de uma população lutam por sua sobrevivência, pois apesar de nascerem muitos indivíduos poucosatingem a idade adulta, o que mantém constante o número de indivíduos na espécie.

* Portanto, apenas os mais aptos sobrevivem e deixam filhos. A sobrevivência destes "mais aptos" depende de suas características que por serem hereditárias serão passadas para seus filhos.
* Pela seleção natural as especiais estão representadas por indivíduos adaptados ao ambiente em que vivem, assim como a língua docamaleão ou do tamanduá, que no inicio de suas populações alguns indivíduos possuíam a língua mais comprida do que outros, estes mesmo indivíduos passariam a ter mais chances de capturar insetos. Esse processo foi passado ao longo das gerações e o numero de animais de língua mais comprida aumentou de maneira gradativa.
O principal problema da teoria de Darwin foi não explicar a origem e atransmissão das variações.
Neodarwinismo

Atualmente a teoria aceita sobre evolução é o Neodarwinismo ou Teoria Sintética a partir da década de 1930 com vários cientistas.
O Neodarwinismo mostra que a evolução é resultado da ação de vários fatores como a mutação, a migração e a seleção natural. Mostra também que esses fatores alteram a frequência relativa dos genes.

Variedade genética:Mutações e reprodução sexuada
A mutação é definida por qualquer alteração no DNA, assim como raios ultravioletas, a radioatividade, certos vírus e a ação de produtos químicos. As mutações envolvem Mutações Cromossômicas e Mutações Gênicas.

A mutação Anemia Falciforme altera os genes isoladamente que são mutações gênicas. Outras mutações podem alterar pedaços inteiros de cromossomos e modificar a...
tracking img