Resumo do artigo sistemas erp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1142 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ARTIGO: Sistemas ERP: características, custos e tendências
Autores: THAIS CÁSSIA CABRAL PADILHA; FERNANDO AUGUSTO SILVA MARINS
Publicação: Revista Produção, v. 15, n. 1, p. 102-113, Jan./Abr. 2005

Resumo:

O artigo em estudo trata dos sistemas de ERP, um tema de grande importância para o desenvolvimento das organizações que prezam por um sistema de informação que possibilite oaumento da competitividade.
Os sistemas de informação estão em evolução contínua desde que os processos produtivos e a cadeia produtiva começaram a despertar o interesse da alta administração. Em pouco tempo, houve uma evolução que consistiu no surgimento do MRP – Material Requirements Planning, passando pelo MRPII – Manufacturing Resources Planning e chegando ao Enterprise Resource Planning – ERP(STAIR, 1999).
A tendência atual da área de sistemas de informações gerenciais é de não apenas visualizar a empresa isoladamente, mas toda a cadeia de suprimento, conseguindo realizar o planejamento estratégico e tático globalmente para a cadeia, além do operacional para a empresa. Para isso, estão sendo desenvolvidos softwares de gestão (SAUTER, 1996) – novas ferramentas para atuar tanto em umaponta da cadeia, no caso dos clientes com o CRM – Customer Relationship Management (CHLEBA, 2001) até a outra ponta dos fornecedores com o SRM – Supplier Relationship Management.
Absorvendo o que o artigo nos fornece especificamente na área de Cadeia de Suprimento, pudemos constatar os aspectos principais do sistema ERP para esse assunto. Começando pelo conceito de ERP: a sigla ERP – EnterpriseResource Planning traduzida literalmente significa “Planejamento dos Recursos da Empresa. Os sistemas ERP fornecem rastreamento e visibilidade global da informação de qualquer parte da empresa e de sua Cadeia de Suprimento, o que possibilita decisões inteligentes (CHOPRA e MEINDL, 2003).
No Brasil esses sistemas são também chamados de Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, controlam efornecem suporte a todos os processos operacionais, produtivos, administrativos e comerciais da empresa. Todas as transações realizadas pela empresa devem ser registradas para que as consultas extraídas do sistema possam refletir o máximo possível a realidade.
Pode-se dizer que o ERP é um sistema integrado, que possibilita um fluxo de informações único, contínuo e consistente por toda a empresa, sobuma única base de dados. É um instrumento para a melhoria de processos de negócios, como a produção, compras ou distribuição, com informações on-line e em tempo real. Em suma, o sistema permite visualizar por completo as transações efetuadas pela empresa, desenhando um amplo cenário de seus negócios (CHOPRA e MEINDL, 2003).
A introdução de um ERP em uma empresa tem um impacto enorme em todas asoperações que são realizadas diariamente em suas instalações. Os sistemas ERP são atraentes porque unificam a informação, pois surgiram com a promessa de resolver problemas de integração, disponibilidade e confiabilidade de informações ao incorporar em um único sistema as funcionalidades que suportam diversos processos de negócios em uma empresa (OLIVEIRA & RAMOS, 2002).
Muitas empresas estãooptando pelos pacotes ERP (Enterprise Resource Planning) devido a vários motivos, tais como: frustrações com sistemas incompatíveis, departamentos de tecnologia de informação desabilitados a prover integrações entre estes sistemas e outros que influenciam diretamente na obtenção de maior competitividade.
Dentre as principais tendências e novidades incorporadas pelos principais fornecedores deERP, pode-se destacar na área de Cadeia de Suprimento:

- Supply Chain Management – SCM: ou gerenciamento da cadeia de suprimentos, é o nome do recurso que permite a integração de uma empresa com as demais organizações envolvidas no processo produtivo (clientes e fornecedores), buscando otimizar o funcionamento como um todo, com reduções de custos e ganhos de produtividade e qualidade.
Todos os...
tracking img