Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1171 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Auditoria é em um exame cuidadoso, sistemático e independente das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, cujo objetivo é averiguar se elas estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e se estão adequadas (em conformidade) à consecução dos objetivos.
As auditorias podem ser classificadas em: auditoriaexterna e auditoria interna. Atualmente, a auditoria externa se distribui em diversas áreas de gestão, havendo várias ramificações: auditoria de sistemas, auditoria de recursos humanos, auditoria da qualidade, auditoria de demonstrações financeiras, auditoria jurídica, auditoria contábil, etc. Os profissionais de auditoria de demonstrações financeiras são certificados e devem seguir rigorosasnormas profissionais nos Estados Unidos e em diversos outros países, inclusive no Brasil.
Alguns tipos de auditoria: Auditoria ambiental, Auditoria de circulação, Auditoria contábil, Auditoria de demonstrações financeiras, Auditoria fiscal, Auditoria em segurança da informação, Auditoria social, Auditoria de riscos, Auditoria de sistemas de Informação.

Auditoria de sistemas deInformação

Auditoria de sistemas é uma atividade voltada à avaliação dos procedimentos de controle e segurança vinculados ao processamento das informações. Tem como funções: documentar, avaliar e monitorar sistemas de controle legais, gerencias de aplicação e operacionais. Os instrumentos para desempenhar tais funções podem variar do uso da auditoria de software ao uso habilidoso de técnicas deentrevistas.
A auditoria de sistemas objetiva certificar-se que: as informações são corretas e oportunas, existe um processamento adequado das operações, as informações estão protegidas contra fraudes, existe proteção das instalações e equipamentos;
Existe a proteção contra situações de emergência (paralisação de processamento, perda de arquivos, inundações, incêndios, etc.).
Temcomo objetivos: avaliar o impacto de auditoria de tecnologia da informação para maximizar resultado e alcançar os objetivos da empresa.
Identificar os componentes mais vulneráveis de seu sistema de informação.
Agregar valor à gestão de tecnologia de informação que dá suporte aos processos de negócios. Detectar novos riscos e ameaças que surgem no uso da Internet.
Tópicos:Controle Interno, Fraudes Informatizadas, Padrões de Segurança e Controle, Metodologia de Auditoria de Sistemas, Auditoria do Ambiente, Auditoria de Sistemas em Produção, Auditoria de Dados, Roteiro de Avaliação baseado em pontos de Controle.

Controle Interno

Plano de organização e todos os métodos e medidas coordenadas, aplicadas em uma organização a fim de proteger seusbens, conferir a exatidão e a fidelidade de seus dados contábeis, promover a eficiência operacional e estimular a obediência às diretrizes administras estabelecidas.
• Parâmetros de Controle Interno
• Contábil
• Fidelidade de informação em relação ao dado
• Segurança física
• Segurança lógica
• confidencialidade• obediência à legislação em vigor.
• Administrativo
• Eficácia
• Eficiência
• Obediência às diretrizes administrativas
• Fidelidade da Informação em relação ao dado
Verificam-se as saídas das informações estão corretas e são provenientes dos dados de entrada.
Valida os resultados: banco de dados,arquivos, documentos, relatórios etc.
Mede o efeito de um determinado processo de sistema.
Pode detectar e evidenciar o grau de falha ou erro existente no sistema de informação.

Segurança Física

Avalia os recursos materiais e humanos aplicados ao ambiente de sistemas de informação.
Valida o grau de segurança proporcionado aos recursos envolvidos no ambiente de...
tracking img