Resumo do artigo empresa dos sonhos - rh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1306 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
REsumo:
A Empresa dos Sonhos.

2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

2 DESENVOLVIMENTO

3 CONCLUSÃO

INTRODUÇÃO

Neste trabalho será apresentado um resumo do artigo a Empresa dos Sonhos tirado da Revista HSM Management de Julho de 2010 . Neste resumo serão encontrados os principais pontos do artigo que trata da gestão de pessoas e das principais aspirações dos jovens em relação aomercado de trabalho.Tem o objetivo de mostrar os principais desafios enfrentados pelos jovens e pelas empresas no mercado de emprego atual. Mostra que de estarmos sempre com pensamento a frente obtermos o sucesso profissional e a importância da realização pessoal nesse processo.

Resumo: Empresa dos sonhos

Nos dias de hoje as empresas tendem a ser mais criteriosas ao escolher seuscolaboradores, mas também querem ser objeto de desejo para os jovens que desejam iniciar suas carreiras. Os jovens chegam ao mercado de trabalho com a visão de cliente (muitas vezes influenciada pela mídia), a de que se uma empresa oferece bons serviços, deve ser boa empregadora. Não podemos negar que colaboradores satisfeitos com seus empregos trabalham melhor e ajudam a construir grandes marcas, eisso se reflete diretamente na área dos recursos humanos.
Uma pesquisa realizada entre os jovens que estavam entrando no mercado de trabalho mostrou uma grande diferença entre o esperado e o oferecido pelas ornizaçoes através de estágios. A pesquisa empresa dos sonhos vem para ajudar a diminuir esta diferença, oferecendo aos gestores os recursos necessários para compreender essa nova geração deprofissionais e criar com ela uma relação mais produtiva.
Essa nova geração conhecida como geração Y são os jovens que nasceram na década de 1980 se diferenciam dos veteranos pois são : mais independentes na carreira , tem agenda flexível, adaptam as regras dando mais valor ao conhecimento, desejam tecnologias avançadas , gostam de feedback e querer ser ouvidos.
Mais de 35 milbrasileiros das 5 regiões do país, com a idade média de 24 anos, estudantes e recém formados de 134 cursos diferentes, responderam ao questionário sobre a empresa dos sonhos. No Brasil a maioria dos estudantes e recém formados acredita estar apto ao mercado de trabalho alegando ter o perfil requisitado pelo contratante. No entanto apenas uma menor parte destes que acreditam estar aptos tinha um domíniode um idioma estrangeiro. Com o crescimento de oportunidades de negócios com outros países no Brasil ter uma segundo idioma virou critério desempate em processos seletivos. Mas ainda que os jovens tenham um bom preparo técnico, falha no aspecto comportamental o que trás a tona a importância de aproximar a universidade e o mercado.
O jovem brasileiro entende que trabalhar naquilo que gosta,se reconhecido pelo que faz, é sinônimo de se sucesso, e não apenas ter dinheiro. Grande parte da geração Y vivenciou a demissão de seus pais na reengenharia nos anos 1980, chegando à conclusão de que o que importava para as organizações era mostrar resultados e eles mostrariam, mas também cuidariam se sua qualidade de vida e realização pessoal.
Durante a pesquisa no Brasil quase todos osbrasileiros mostraram o desejo de serem lideres (assim como no México e Argentina). Mesmo ao pesarem as vantagens e desvantagem de ser um líder a liderança ainda parece ser mais vantajosa. Ainda que muitos mostrem esse desejo de liderança um dos grandes temas da área de recursos humanos é a falta de lideres. As empresas precisam buscar soluções para esta nova realidade, pois os lideres atuais estãose aposentando e os mais jovens tornando-se gestores com menos experiência de vida. Apenas o tempo dirá se esta geração de novos lideres conseguiu superar seus obstáculos.
Saber quem os jovens admiram ajuda a conhecer seus valores. Nesta pesquisa foram mencionadas mais de 5 mil pessoas diferentes, no entanto foi possível observar oque os dez mais admirados têm em comum. Em primeiro lugar...
tracking img