Resumo: democracia ateniense classica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (527 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Democracia ateniense clássica

- RESUMO –

A Democracia surgiu em Atenas no período clássico. O conceito de Democracia é entendidocomo um Governo submetido à vontade do povo.
No século VIII a.c., a política em Atenas era o sistema ditatorial, formado por conselhos e um soberano que tinha a competência de todos os poderes eque tomava todas as decisões. Porem, ela foi sofrendo alterações por influencia da Grécia que na época era incorporada ao Império Macedônio.
A partir dos séculos VII e VI a.c., foram surgindoos primeiros ideais democráticos . O legislador Drácon nomeado arconte ( 621 a.c)indicou homens livres para a elaboração de leis. A partir daí foi crida a lei contra homicídios, proibiu vingança dasfamílias, e fez leis de direitos comuns a todos atenienses. A partir de então os comerciantes, artesãos, proprietários de terras, e até mesmo os escravos buscavam mais participações nas decisõespúblicas e saiam pelas ruas em manifestações contra os tiranos e aristocratas. Aos mais pobres eram impostas condições desumanas, e estes se viram obrigados a lutar contra a tirania. E alguns políticosatenienses e a população começaram a questionar a política imposta.
Como novo arconte o aristocrata e legislador Sólon (594 a.c.) ampliou o numero de participantes nas decisões públicas, criouo Código com leis comuns a todos, criou o Conselho Bulé com 400 membros no governo Clístenes e rompeu vários costumes da política aristocrata.
O ditador Hípias mais velho e seu irmão Hiparcofilhos de Pisistrato antecessor governante de Atenas (546-528 a.c.) administraram Atenas depois de Sólon ainda no século VI , e nada muito democrático a aconteceu na cidade na época. O crescimetocomercial no século VIII fez a população crescer economicamente e a não respeitar a tirania do regime ditatorial, acarretando a queda do ditador Hípias e o assasinato de seu irmão Hiparco. Em 510 a.c., a...
tracking img