Resumo mundo grego

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1341 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 4 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo:
O mundo grego


* Do Minotauro a Micenas

A área ocupada pela antiga civilização grega não corresponde á Grécia atual.
Apesar de originários de quatro grupos étnicos, os gregos antigos criaram sociedades diferentes, mas era como se fossem parte de um mesmo conjunto cultural: a Hélade. Por isso não usavam o termo‘’grego’’, chamava-se ‘’helenos’’.
A história da Grécia não é diferente das outras, assim como outras mistura também acontecimentos reais com relatos fantásticos .
Um dos mitos mais conhecidos é o do Minotauro. Minotauro é um personagem mítico, assim como provavelmente o rei Minos. A cidade de Atenas sequer existia nessa época, portanto a lenda de forma simbólica o tempo em que os cretenses dominavamo mar Egeu.

* O domínio de Micenas

Em 1450 a.C., os micênicos tomaram Cnossos e acabaram com o controle econômico de Creta sobre o mar Egeu. Começava assim o Período Micênico , que durou até 1 100 a.C.
Ao contrario dos cretenses, os micênicos construíram sua supremacia criando um sistema militar. As embarcações tinham um papel importante nas expedições marítimas.

* Tempos HoméricosNo final do sec.XII a.C., o mundo micênico chegou ao fim. Os dórios tomaram Creta, outras ilhas do mar Egeu, invadiram Coríntio, Olímpia, Micenas e fundaram Esparta no Peloponeso. No período conhecido como Idade do Ferro, a grande característica foi a revolução tecnológica provocada pela metalúrgica do ferro. No Período Homérico, a posição ocupada na hierarquia social não dependia da liberdadejurídica do individuo, mas da sua maior ou menor integração no oikos ( unidade de consumo e produção,uma unidade econômica e familiar). Os chefes dos oikos acumulavam poder econômico e político. Decidiam o destino da comunidade nas assembleias, o povo não se manifestava , pois não tinham o direito de propor ou votar nenhuma decisão.

* A Pólis e a escravidão antiga

Os povos da Gréciaviveram isolados por 200 anos. Por volta de 900 a.C, com o crescimento das relações comerciais isso começou a mudar. Com o aumento da população começou a surgir as cidades. Por volta de 700 a.C., surgiram as cidades-Estado ou polis (comunidade política independente) , que teve maior destaque na sociedade grega antiga.
O surgimento da polis marca o início do Período Arcaico, que dura até o ano 500a.C.
Os habitantes partilhavam do mesmo espaço público, mais nem todos eram considerados cidadãos. Apenas os homens livres participavam da vida política da pólis e tinham cidadania.

* A colonização grega e a expansão comercial

A colonização foi uma das soluções buscadas para acabar com o quadro de penúria dos camponeses.
Houve dois tipos de colônias, uma de caráter agrário e outra decaráter comercial.
Na de caráter agrário,os colonos liderados por um fundador oficial, deixavam suas cidades de origem sobretudo em direção ao sul da península Itálica e a Sicília.Os colonos fundaram suas novas cidadades-Estado na região conhecida como Magna Grécia.
Na de caráter comercial, a colônia era um entreposto comercial, situado em uma região que pudesse fornecer mercadorias indispensáveispara os gregos, como a de Naucratis, no delta no rio Nilo.
Outra tentativa de superação da crise foi a importação de grandes quantidades de trigo de Crimeia, mas a colonização e a importação de trigo foram incapazes de resolver a questão agrária da Grécia.

* O exemplo de Atenas

O Código ateniense em vigor no sec.VI a.C., havia sido escrito por Drácon, por volta de 620 a.C. As leisdraconianas davam ao conselho o poder de julgar os crimes graves e punir os infratores com a morte ou o exílio. Era muito rigoroso: previa pena de morte até para roubos. Hoje em dia o termo draconiano é utilizado para designar uma leio extremamente cruel.

* Tempo de democracia

Clístenes é considerado o ‘’pai da democracia grega’’. Ele fez grande reforma, incluiu no corpo de cidadãos certo...
tracking img