Resumo mundo grego

Resumo:
O mundo grego


* Do Minotauro a Micenas

A área ocupada pela antiga civilização grega não corresponde á Grécia atual.Apesar de originários de quatro grupos étnicos, os gregos antigos criaram sociedades diferentes, mas era como se fossem parte de um mesmo conjunto cultural: a Hélade. Por isso não usavam o termo‘’grego’’, chamava-se ‘’helenos’’.
A história da Grécia não é diferente das outras, assim como outras mistura também acontecimentos reais com relatos fantásticos .
Um dos mitos mais conhecidos é o doMinotauro. Minotauro é um personagem mítico, assim como provavelmente o rei Minos. A cidade de Atenas sequer existia nessa época, portanto a lenda de forma simbólica o tempo em que os cretenses dominavamo mar Egeu.

* O domínio de Micenas

Em 1450 a.C., os micênicos tomaram Cnossos e acabaram com o controle econômico de Creta sobre o mar Egeu. Começava assim o Período Micênico , que durou até1 100 a.C.
Ao contrario dos cretenses, os micênicos construíram sua supremacia criando um sistema militar. As embarcações tinham um papel importante nas expedições marítimas.

* Tempos HoméricosNo final do sec.XII a.C., o mundo micênico chegou ao fim. Os dórios tomaram Creta, outras ilhas do mar Egeu, invadiram Coríntio, Olímpia, Micenas e fundaram Esparta no Peloponeso. No períodoconhecido como Idade do Ferro, a grande característica foi a revolução tecnológica provocada pela metalúrgica do ferro. No Período Homérico, a posição ocupada na hierarquia social não dependia da liberdadejurídica do individuo, mas da sua maior ou menor integração no oikos ( unidade de consumo e produção,uma unidade econômica e familiar). Os chefes dos oikos acumulavam poder econômico e político.Decidiam o destino da comunidade nas assembleias, o povo não se manifestava , pois não tinham o direito de propor ou votar nenhuma decisão.

* A Pólis e a escravidão antiga

Os povos da...
tracking img