Resumo de um capitulo do livro significado nas artes visuais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5768 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de janeiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE BELAS – ARTES
UNIVERSIDADE DE LISBOA
LICENCIATURA EM ESCULTURA

[pic]

2010

INDICE

INTRODUÇÃO

1. Biografia de Erwin Panofsky
1.1. Principais obras do autor
2. Introdução ao capítulo I do livro O Significado nas Artes Visuais

RESUMO
Iconografia e iconologia: uma introdução ao estudo da arte do renascimento
1. I
2. II

CONCLUSÃOBIBLIOGRAFIA

Iconografia – descrição das imagens, quadros, bustos e pinturas antigas e moderna; conjunto de imagens a respeito de um determinado assunto. (lat. Iconographia da gr. Eikonographia)

Iconologia – explicação de imagens, monumentos antigos, figuras alegóricas e seus atributos. (gr. Eikonologia)

Conforme o dicionário de Língua Portuguesa

INTRODUÇÃO

1. BIOGRAFIA DE ERWINPANOFSKY

Erwin Panofsky
Erwin Panofsky, critico e historiador de arte nasceu em Hannover no ano de 1892 e tornou-se um dos principais representantes do chamado método iconológico desenvolvendo profundamente a sua tese e explicando-a detalhadamente no meu objecto de estudo, o livro O Significado nas Artes Visuais.
Foi também discípulo de Aby Warburg, grande historiador de arte alemão, célebre pelosseus estudos sobre o ressurgimento do paganismo no renascimento italiano e no qual se inspirou para criar as suas próprias teorias e defender o seu ponto de vista.
Panofsky graduou-se em 1914 na Universidade de Friburgo, com uma tese sobre o pintor alemão Albrecht Dürer, depois de estudos exaustivos acerca do mesmo e após ter frequentado outras universidades alemãs.
Mais tarde, no ano de 1916acabou por se casar com Dora Mosse, também ela historiadora de arte e sua colega. Com ela teve dois filhos, os quais se formaram um em física e outro em meteorologia.
A sua primeira grande obra e por muitos considerada a sua obra-prima surgiu em 1924 intitulando-se de Idea: uma contribuição para a história das ideias na história da arte, onde expõe os seus estudos e análises sobre a história dateoria neo-platônica na arte.
Entre 1921 e 1933 foi professor na Universidade de Hamburgo.
Erwin abandonou a Alemanha quando os nazis atingiram o poder em 1933 e acabou por se instalar nos Estados Unidos, para onde tinha viajado como professor convidado em 1931.
Foi também professor no Instituto para Estudos Avançados da Universidade de Princeton (1935-1962), mas também trabalhou nas universidadesde Harvard (1947-1948) e Nova Iorque (1963-1968).
Para Panofsky a História da Arte é uma ciência em que se definem três momentos inseparáveis na leitura das obras de arte na sua globalidade: a leitura da imagem, a interpretação do seu significado iconográfico e a correspondência do seu conteúdo essencial como expressão de valores simbólicos.
Ao longo da sua vida estudou e analisou maisprofundamente a arte medieval e a do Renascimento, estando definidos no seu livro Renascimentos e Renascimentos na Arte Ocidental.
Acaba por morrer em Nova Jérsia no ano de 1968.
Em suma, Panofsky tornou-se particularmente conhecido pelos seus estudos dos símbolos e iconografia nas obras de arte e muitas das suas teses ainda hoje são consideradas relevantes. Pode considerar-se assim uma personalidadeque contribuiu para a evolução da história de arte como a conhecemos hoje.

1.1. PRINCIPAIS OBRAS DO AUTOR

Erwin Panofsky publicou inúmeras obras que ainda nos dias de hoje são estudadas e servem de apoio para uma melhor compreensão das obras de arte, através das suas teorias ligadas a iconografia e iconologia. Algumas das obras foram traduzidas para diversas línguas incluindo a línguaportuguesa:

Dürers Kunsttheorie, 1915
Dürers "Melencholia I", 1923 (with Fritz Saxl)
Deutsche Plastik des elften bis dreizehnten Jahrhunderts, 1924
A Late-Antique Religious Symbol in Works by Holbein and Titian, 1926 (with F. Saxl, Burlington Magazine)
Über die Reihenfolge der vier Meister von Reims, 1927 (Jahrbuch für Kunstwissenschaft, II)
Das erste Blatt aus dem 'Libro'...
tracking img