Ficha de leitura iconografia e iconologia: uma introdução ao estudo da arte do renascimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
|
Iconografia e Iconologia: Uma Introdução ao Estudo da Arte do Renascimento |
Resumo do Capítulo I - Ficha de Leitura |
|
Mariana Serra |
01-10-2012 |

Resumo e apontamentos referentes ao primeiro capítulo do livro de Erwin Panofsky, “O Significado nas Artes Visuais”, Iconografia e Iconologia: Uma Introdução ao Estudo da Arte do Renascimento. (inclusive biografia do Autor emquestão e opinião pessoal do autor do resumo. |
|

Esta ficha de leitura foi desenvolvida no âmbito da disciplina de História da Arte, no surgimento do programa do Primeiro ano de Pintura na
Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

Iconografia – identificação, puramente descritiva, de imagens, histórias e alegorias (invenzioni segundo os antigos teóricos) onde se conectam motivosartísticos e composições com temas ou conceitos, reconhecendo que estas são portadoras de um significado secundário ou convencional.

Iconologia – interpretação e compreensão dos traços composicionais e iconográficos, valores simbólicos, de uma obra como uma evidência particular de uma personalidade e/ou tempo histórico.
(de acordo com Erwin Panofsky n’O Significado nas Artes Visuais)

III.Índice

1. Introdução1
1.1. Biografia de Erwin Panovsky4
1.2. Introdução ao capítulo I do Livro O Significado nas Artes Visuais. 2
2. Resumo do Capítulo I, Iconografia e Iconologia: Uma introdução ao estudo da arte do renascimento1
4. Conclusão4
5. Bibliografia4

1.Introdução
A Iconografia e Iconologia dentro do contexto da Arte Renascentista é-me apresentada como objecto de estudo, dentro daperspectiva de Erwin Panofsky. Tendo este sido um grande crítico de historiador de arte alemão, pondera sobre a análise limpa e rigorosa de uma obra de arte. O objectivo desta análise do trabalho de Panofsky é uma assimilação dos conteúdos por ele introduzidos na observação artística.
Para uma maior compreensão da obra de arte como um todo há que a compreender nas suas partes mais simples edesenvolver esta compreensão para um algo mais complexo, entendendo não só o por quê de uma interpretação levada a cabo de certa maneira como também adquirindo a capacidade de o justificar.
É-me apresentado o desafio de entendimento e percepção de Panofsky através da disciplina de História da Arte no decorrer do programa do primeiro ano de Pintura, na Faculdade de Belas Artes (Lisboa).
Tento aquiabordar o tema de forma concisa e clara de modo a dar a entender não só o objectivo para o qual Panofsky trabalhou mas também uma abordagem pessoal, incluída no Prefácio, de opinião crítica quanto à avaliação de conteúdos e imagens.

1.1 Biografia de Erwin Panofsky
Erwin Panofsky foi um dos mais importantes críticos e historiadores de arte. A sua carreira académica teve lugar principalmente nosEstados Unidos, após a ascensão do regime Nazi na Alemanha. Principalmente reconhecido pela defesa do método iconográfico e iconológico de análise de arte, que ainda influência fortemente o mundo moderno. Muitos dos seus trabalhos ainda são publicados principalmente Estudos de Iconologia - Temas Humanísticos na Arte do Renascimento (1939) e o seu famoso estudo acerca de Albrecht Dürer, 1943 - TheLife and Art of Albrecht Dürer.

Nasce a 30 de Março de 1892 em Hanôver, na Alemanha. Filho de Arnold Panofsky e Solling Caecilie (Panofsky), judeus ricos, cuja fortuna veio da indústria da Silésia. Foi criado em Berlim, recebendo seu Abitur¹( exame que conclui o ensino secundário na Alemanha, feito por estudantes depois de doze ou treze anos de estudos, segundo as leis dos diferentes estados(ver Estados da Alemanha). O Abitur permite o ingresso em universidades alemãs, de vários países da Europa e dos Estados Unidos.) em 1910 no Ginásio Joachimsthalsche. Estuda nas Universidades de Berlim, Munique e Friburgo. Foi discípulo de Aby Warburg, grande historiador de arte alemão, célebre pelos seus estudos sobre o ressurgimento do paganismo no renascimento italiano e no qual se...
tracking img