Arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1536 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 13 de janeiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
________Cultura Contemporânea I

Conceito de Cultura

O termo é polissémico. É difícil encontrar uma definição de cultura, universal e essencialista, que agrade às diferentes perspectivas e variantes. De qualquer modo, podemos dizer que cultura:
- é antes de tudo a humanização, aquilo que nos distingue da natureza e do comportamento natural (grossomodo, o que não é inato, constituindo aquisição e memória)
- é o próprio modo de ser humano, como processo e produto, historicamente fundado
- é o conjunto de normas, valores e bens materiais característicos de um determinado grupo social (Anthony Giddens)
- é o complexo que inclui conhecimentos, crenças, morais, leis, costumes e outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro de umasociedade (Edward B. Taylor)
- é também o requinte individual que distingue um indivíduo dos seus semelhantes (Dicionário Prático de Filosofia, vv.aa,, Terramar, 1998)
Há vários sentidos específicos, várias entoações de significado dadas ao conceito de cultura, conforme a perspectiva de que se olhe (a antropológica, a filosófica, a artístico-literária, etc.). Portanto, a tónica pode recair sobrepadrões comportamentais, saberes, representações e crenças, criações espirituais e materiais, a própria ideia de civilização, etc.

Níveis de cultura:

No passado, predominava a concepção de cultura das elites, como se a cultura popular não fosse suficientemente cultura. Desde o século XIX verifica-se uma tripartição da cultura: podemos falar em 1. “Alta cultura” ou “de elite”, 2. “Cultura degrande público” ou, mais modernamente, “cultura de massas” e 3. “Cultura popular”. Podendo ainda fazer-se uma chamada de atenção para “culturas específicas” (resultantes das heterogeneidades étnicas e religiosas). Digamos que a cultura, no seu conceito mais estrito, se democratizou ou, numa perspectiva mais crítica, se massificou.

Outros aspectos:

“A nossa mente é um mosaico”, disse-o AntónioGramsci. É difícil encontrar indivíduos, grupos ou povos portadores de uma cultura absolutamente homogénea. Um indivíduo identificado com uma determinada cultura ou nível de cultura pode apresentar comportamentos heterogéneos, ter uma conduta basicamente racional e, ao mesmo tempo, revelar algumas superstições.

A cultura tem uma dimensão temporal dinâmica: tem a ver com conhecimentos e valoresherdados e a transmitir, com o que se elabora agora e se projecta para diante. Cria encadeamentos geracionais, entre continuidade, ruptura, criação e retornos A cultura é cumulativa: à medida que o tempo passa, aumenta a nossa memória cultural, mais referências dispomos para reelaborar a cultura do nosso tempo. Nunca partimos de um grau zero, mas não devemos recear abrir novas direcções (evitar ostablishment cultural, a preocupação de apenas preservar ou continuar): a cultura faz-se, desfaz-se, refaz-se continuamente.

Não devemos aceitar a ideia de que a cultura caminha de menos para mais, que há medida que o tempo passa ela é superior. Esta visão decorre de uma concepção linear da história. Não somos mais nem menos cultos que os antigos gregos. Vivemos apenas noutro contexto. Não secompara o incomparável. Todavia, a nossa época e a nossa cultura acumulou maior número de conhecimentos e de possibilidades técnicas (o que não faz de nós homens superiores no plano ético-moral).

Também, no Ocidente, devemos resguardar-nos de preconceitos etnocêntricos (como o nosso eurocentrismo) que colocam a nossa cultura acima da de povos nossos contemporâneos do resto do mundo. Aantropologia de Levi-Strauss coloca assim a questão: o tipo de relação entre o homem entre natureza gerou diversas formas de civilização. Assim, não se podem comparar os diferentes modelos culturais delas decorrentes em termos de “avançados” ou “atrasados”. As “outras culturas” são apenas diferentes. Todavia, a nossa civilização evoluiu mais no domínio técnico-científico e na melhoria das condições de...
tracking img