Resumo de to

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3452 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
João Pessoa, 17 de março de 2012
Nome: Khristdman P. de L. Cavalcanti
Resumo: A Utilização de Teorias em Estudos Organizacionais Brasileiros: uma análise bibliométrica
O campo de pesquisas em Administração, no Brasil, vem apresentando crescimento na quantidade de publicações acadêmicas (ROSSONI et al., 2007). Crescimento que se mostrou em diversas áreas de Organizações. Machado-da-silva eAmboni (1990) desenvolveram um trabalho pioneiro avaliando os artigos da área de Organizações e diagnosticaram uma fragilidade teórico-metodológica na produção científica na área, bem como o predomínio de uma abordagem funcionalista. Os principais resultados apontaram para a multidisciplinaridade das variáveis de estudo, oriundas de diferentes áreas do conhecimento, como a sociologia, psicologia,ciência política e comunicação. O que se concluiu dessa avaliação é que há pouca inovação e muita repetição de ideias já consolidadas e divulgadas por outras instituições de ensino, principalmente norte-americanas; também destacou-se a falta de utilidade e aplicação útil à sociedade.
A partir dos estudos por eles realizados, e por muitos outros, ficou notório a necessidade de reflexão sobre oque está sendo produzido no país em termos de pesquisa e estudo, e tendo como referência que “a teoria é a finalidade da investigação científica” (SAMPIERI; COLLADO; LUCIO, 1994, p. 41) e que “a função mais importante de uma teoria é explicar: dizer o porquê, como e quando ocorre um fenômeno” (SAMPIERI; COLLADO; LUCIO, 2006, p. 72), é preciso que as instituições brasileiras revejam suas basescientificas e o incentivos por eles oferecidos aos que se propõe a produzir teorias.
Neste sentido, o objetivo deste artigo é levantar e analisar a base teórica nas publicações científicas voltadas à explicação de fenômenos organizacionais, na tentativa de preencher uma lacuna identificada nos trabalhos bibliográficos sobre a utilização de teorias associadas aos estudos organizacionais. Diante darelevância da utilização de teorias e da necessidade de constantemente reavaliar o campo de conhecimento em Administração, foi selecionada a área temática de Teoria das Organizações (EOR-A) do Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (EnANPAD) e foram avaliados os artigos publicados entre anos de 2005 a 2008.
Este artigo está organizado em três partes,sendo a primeira composta desta introdução enquanto, na segunda parte, os procedimentos metodológicos adotados são descritos. Por fim, é apresentado o referencial teórico e são discutidos os resultados encontrados. Assim, nesta parte, são efetuadas as considerações decorrentes das interpretações que são corroboradas com base nas referências conceituais.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Este estudoé considerado um trabalho bibliométrico, ou seja, de revisão e levantamento bibliográfico da produção acadêmica do tema relacionado às teorias em Estudos Organizacionais Brasileiros publicados e apresentados no Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (EnANPAD), no período de quatro anos, compreendido entre 2005 a 2008. Este evento foi selecionadodevido a sua representatividade no cenário nacional ao longo de edições regulares nos últimos trinta e dois anos e, também, porque reúne grande parte do esforço de pesquisa científica no Brasil. A Divisão Acadêmica de Estudos Organizacionais foi estabelecida pela primeira vez na ANPAD a partir de 2005, justificando-se, portanto, o início da pesquisa a partir deste ano.
Dentro desta divisão acadêmica,composta por três áreas (EOR-A, EOR-B e EOR-C), a área temática escolhida foi Teoria das Organizações (EOR-A), conforme detalhado no Quadro 1.
Quadro 1: Divisão de artigos de Estudos Organizacionais no EnANPAD
Áreas Temáticas da EOR – Estudos Organizacionais |
EOR-A – Teoria das Organizações |
EOR-B – Comportamento Organizacional |
EOR-C – Teoria Crítica em Estudos Organizacionais...
tracking img