Manacorda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5686 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EDUCAÇÃO NA GRÉCIA ANTIGA Mário Alighiero Manacorda

Na Grécia encontramos aspectos da educação do antigo Egito. O processo educativo segundo as classes sociais são: para as classes governantes uma das escolas visando preparar as tarefas do poder; para os produtores governados nenhuma escola inicialmente, mas só um treinamento no trabalho. Para as classes excluídas e oprimidas, sem arte,nenhuma escola e nenhum treinamento.

1- Duas educações arcaicas

“Educação homérica: Homero, “o educador de toda Grécia”, como dizia Platão: È ele, alias quem sugere a distinção entre o” dizer” e o “ fazer”, que propusermos quase como critério interpretativo de toda história da educação, os dois termos não estão em oposição, e sim os dois momentos da ação de quem governa . os indivíduos daclasse dominante são guerreiros na juventude e políticos na velhice. Platão teoriza sobre isso, para escolher na velhice quem serão governantes e filósofos. È uma constante também a exclusão dos dominados desta arte dos dominantes. Mas como sempre atrás do educador humano esconde o educador divino: dos levitas, javé; de fênix, Pátroclo e Quíron,os deuses Zeus, Posêidon e Mercúrio. A educação, naOdisséia para habilidades não guerreiras, porém mercantis. Autólico, avô materno de Ulísses era excelente entre os mortais. Os educadores assassinos, como: Fênix, Pátroclo, Quíron e um centauro (metade homem, outra metade cavalo), e, como veremos, os cristãos se divertiram em zombar da figura do educador.

Educação hesiodéica: a lenda de Quíron, educador pertencente à tradição cultural que tem comorepresentante outro grande poeta da Grécia antiga, Hesíodo, cantor não da civilização heróica, mas da agrícola. O seu poema “os trabalhos e os dias” constitui um testemunho excepcional de uma moral do trabalho contra os poderosos e os prepotentes. A tradição grega posteriormente contrapôs os dois modelos ideais de educação, “torneio poético” de Homero e de Hesìodo, mostra o povo favorável a Homeroe o rei Hesíodo, que assim vence. Encontramos mais ou menos integralmente documentada, a aculturação (moral, religiosa, patriótica) e a aquisição de técnicas sobre tudo a de governar, mas também as de produzir. Além da oposição entre as duas paidéias de Homero e Hesíodo, historicamente o ideal de educação da ginástica sofrerá as críticas e as oposições de outro ideal. Uma ciência útil está acaminho de uma profunda mudança em sentido democrático dos ideais educativos.

2 – A educação no Período clássico:
Ginástica e Música: Na música e na ginástica está baseada, também no período clássico, a educação dos cidadãos em Creta e Esparta, considerados durante muito tempo modelo político e de educação por todos os conservadores gregos. Junto aos thíasoi, podemos mencionar as escolas dosfilósofos, especialmente helênicos da Ásia a Magna Grécia. Seu princípio é que frente aos bens não transmissíveis, como a força, a saúde, a beleza, a coragem, ou transmissíveis, perdendo-os quem os transmite, como a propriedade, os cargos, existe um bem que se transmite sem perdê-lo: é a educação, a Paidéia. No século VI a.C Sólon legislador da lei, que tinham como orador Ésquines, em seu discursocontra Timarco, lerá ipsis liftério aos juízes do tribunal, o texto dessa lei que diziam sobre os deveres dos pais, além de aprender a ler e a nadar, prover aprendizagem de ofício para os pobres; e para os ricos aprendizagem de música equitação, além de praticar ginásio, caça e filosofia. Em Atenas baseada na música com mestre de cítara, flauta e na ginástica, herdeiros históricos de Fênix homéricos,ensinando em escolas abertas ao público, e educadores privados. Nas famílias encontramos pedagogos que acompanham as crianças nas escolas, em partes na função de mestres, cujo estes alunos são escravos em geral, forasteiros e estrangeiros, de maneira que os fugitivos de sua pátria por algum delito davam aulas como o filosofo Diógenes.

3- A Escola do alfabeto:
Embora permaneçam firmes...
tracking img