MANACORDA, M. A. Historia da educação: da antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez, 1999. P. 140-167.

2639 palavras 11 páginas
MANACORDA, M. A. Historia da educação: da antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez, 1999. P. 140-167.

Capítulo V
A Educação na Baixa Idade Média

“ A renascença carolingia foi breve, seguida por uma estagnação de aproximadamente dois séculos. [...]Também a Igreja de Roma custa a exercer sua autoridade; mas permanece, contudo, a principal fonte de instrução.” ( p.140)
1. A Igreja

“ [...] as escolas regtas, instituídas por Lotário na Itália e exigidas pelos bispos na França, desaparecem totalmente, enquanto as escolas paroquiais, episcopais e cenobiais sobrevivem letargicamente. A própria palavra schola significa, nesta época, lugar de reunião, uma militis schola, o corpo dos antrustiones, a aula régia ou uma congregação, mais do que o lugar onde se estuda. [...] (p.140)
“Mas no reflorescimento geral da vida social também os mosteiros se renovam e se renovam as Regulae, repropondo o problema da instrução dos monges e, especialmente, dos oblatos. [...]. A Regula clunÚJcensis, renovando as antigas disposições, dedica , porém, muita atenção à cerimônia com que os oblatos deviam ser recebidos no mosteiro, estabelecendo rigorosamente a fórmula para o pedido de ingresso e a relativa liturgia. Em geral o pedido era apresentado pelos pais ou, na falta destes, por um dos monges” [...] ( p .140)
“Se depois quiséssemos dar uma olhada indiscreta dentro de um mosteiro, descobriríamos, [...] para vermos que num mosteiro a vida é, talvez, menos abstratamente santa, mas, decerto, mais concretamente humana . “[...] ( p. 141)
“Quanto às escolas do clero secular, originariamente o mestre era o bispo (ou, nas paróquias, o pároco), mas logo esta tarefa foi por eles transferida para um scholasticus ou magischola.[...] , transmitindo, através de uma espécie de investidura, a função de ensinar a um seu substituto, o proscholus. “ ( p. 142)
“Foi, de fato, um fenômeno característico desta época feudal a difusão do costume de o

Relacionados