Fichamento dos capítulos 5 e 6 do livro marx e pedagogia moderna – mario alighieri manacorda

1310 palavras 6 páginas
JESSICA MARTINS DE OLIVEIRA

FICHAMENTO DOS CAPÍTULOS 5 E 6 DO LIVRO MARX E PEDAGOGIA MODERNA – MARIO ALIGHIERI MANACORDA

Trabalho apresentado à disciplina de Filosofia II do Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade do Oeste do Paraná.

Foz do Iguaçu – PR
Outubro, 2011

Capítulo 5- Tentativa de Contextualização Histórica

Em uma tentativa de contextualização histórica,podemos observar os resultados de uma pesquisa marxiana,inserindo-a num contexto pedagógico, que seria o aspecto dos temas da sua emancipação como indivíduo social, como ser na sociedade onde o mesmo se encontra, pode-se colocá-lo entre os métodos da fábrica e de ensino numa escola, e tudo isso para se criar e gerar o homem onilateral. Com a finalidade de integrar o homem entre a fábrica e a escola, podemos observar a mais avançada proposta de ensino nos países socialistas, encontra-se “O Capital”, mas a parte que há os “Relatórios dos Inspetores de Fábricas”, mesmo este não revelando muito a fórmula, pois os inspetores das fábricas eram representantes do sistema burguês e lhe apresentavam um sentido bem diferente do de Marx.

Escola e não escola na história Na dividida sociedade de classes, em que o trabalho está dividido e essa divisão se apresenta entre trabalho manual e trabalho mental, ou divisão entre campo e cidade , o ensino e trabalho também podem ser divididos entre dois termos antagônicos. Mas são apenas as classes possuidoras de bens, conheceram uma instituição como a escola, específica para a educação de jovens.As chamadas classes produtivas, essas não conheceram nenhum local que fosse exclusivamente para crianças. A educação dos mais abastados, era confiada a grandes educadores especialistas, e em torno dessa situação foram surgindo escolas públicas, abertas para jovens de várias famílias que se interessavam pela vida pública e afins. As escolas ainda eram um lugar de formação das jovens

Relacionados

  • Currículo Referencial Linguagens e suas tecnologias
    100214 palavras | 401 páginas