Resumo de semiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 96 (23974 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ATENAS
2011
RESUMO SEMIOLOGIA ESPECIAL I


Semiologia Especial – 04/02/2010
Relação Médico – Paciente – Dr. Cláudio
“Tão importante quanto conhecer a doença que o homem têm, é conhecer o homem que tem a doença” (Osler)
O encontro entre médico e paciente se configura numa relação interpessoal especial, baseada numa gama variada de sentimentos, como medo, incerteza, insegurança eoutros, uma relação dialética entre o ser doente e quem lhe oferece ajuda.
A relação médico – paciente é parte fundamental da prática médica. O exame clínico, em especial a anamnese, continua sendo a base do tripé em que a medicina se apóia, sendo este constituído também dos exames laboratoriais e exames de imagem. Outras áreas do conhecimento, como sociologia, psicologia, filosofia, além dabiologia, devem ser estudadas para que se alcance uma boa relação médico- paciente.
RELAÇÃO MÉDICO – PACIENTE E OS PRINCÍPIOS BIOÉTICOS
Os princípios bioéticos são: autonomia, beneficência, não maleficência, sigilo e justiça. Com as mudanças ocorridas ao longo dos anos, estes vêm tomando papel de destaque na relação médico paciente. Diferentemente do que muito se via, a atitude paternalista eautoritária de certos médicos que decidiam as escolhas dos pacientes baseados na sua formação profissional, hoje, encontra-se uma relação em que médico e paciente decidem juntos o melhor a ser feito. Isso se chama consentimento informado e é fruto do princípio da autonomia.
Na prática, o que mantêm os vínculos efetivos na profissão médica são a empatia e a confiança.
Princípios bioéticos, examesclínicos e relação médico – paciente devem ser indissociáveis.
TIPOS DE RELACIONAMENTO MÉDICO – PACIENTE
* Médico ativo – paciente passivo: o paciente abandona-se por completo nas mãos do médico, que deve ser seguro, confiante e ativo. É o tipo de relação que acontece nos serviços de urgência, por exemplo.
* Médico dirigindo - paciente colaborando: o médico assume seu papel, de certamaneira, autoritária. O paciente compreende e aceita tal atitude, colaborando com a relação estabelecida.
* Médico agindo – paciente participando ativamente: o médico guia o paciente e as escolhas são feitas em conjunto, assim, o paciente torna-se responsável também pelo seu tratamento.
É IMPORTANTE LEMBRAR QUE CADA UM DESTES PADRÕES SERÁ ADEQUADO EM DETERMINADAS CIRCUNSTÂNCIAS.
Médicocurador é diferente de médico cuidador. O cuidador preocupa-se de forma holística com o paciente e o curador preocupa-se apenas com o curar da doença e muitas vezes, não consegue, ficando frustrado.
TRANSFERÊNCIA, CONTRA TRANSFERÊNCIA E RESISTÊNCIA
Transferência: são os fenômenos afetivos que o paciente passa (transfere) para o médico durante a relação médico-paciente. É importante no mecanismo detransferência a maneira como o médico recebe o paciente, a forma de tratá-lo, a anamnese e outros.
Transferência positiva: é quando o paciente vivencia o relacionamento de modo agradável, tendo encontrado no médico alguém que esperava que o compreendesse que o acolhesse.
Resistência (transferência negativa): é qualquer fator psicodinâmico inconsciente que atrapalha a relação médico paciente. Éexemplo de resistência o esquecimento de horários de consultas pelos pacientes, a “desobediência” do médico quando se esquecessem de fazer exames, de seguir a dieta e ainda quando negam ou deturpam os sintomas das doenças. Esses fenômenos de resistência podem ser interpretados como contestação à autoridade do médico. O comportamento do médico também pode desencadear fatores que contribuem para aformação da resistência na relação, como o uso de palavras difíceis, má apresentação, pressa, indiferença. Assim, é possível dizer que tanto médico quanto paciente pode desencadear o processo de resistência na relação que está sendo estabelecida.
Contra transferência: são os fenômenos afetivos que o médico transfere para o paciente.
É necessário que o médico sinta afeto pelo seu paciente,...
tracking img