Resumo de semiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (655 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Lab. Semiologia - Febre e Hipertermia

Fisiologia da temperatura. A temperatura corporal é controlada pelo hipotálamo. Os neurônios existentes no hipotálamo anterior pré-óptico e no hipotálamoposterior recebem dois sinais: o primeiro dos nervos periféricos que transmitem informações dos receptores frio/calor na pele e o segundo proveniente da temperatura do sangue que irriga a região. Ambos ossinais são integrados pelo centro termorregulador do hipotálamo, responsável por equilibrar a produção excessiva de calor derivado da atividade metabólica dos músculos e do fígado por dissipação docalor através da pele e dos pulmões.
- A variação diária normal da temperatura costuma ser de 0,6°C. Pacientes que estão se recuperando de uma doença febril, a variação diária pode chegar a 1°C.
- Emmulheres que menstruam, a temperatura na parte da manhã geralmente é menor nas 2 semanas antes da ovulação; em seguida a temperatura aumenta cerca de 0,6°C com a ovulação.

Locais de verificaçãoda temperatura e valores normais.
- Axila = 35,5 a 37°C
- Boca = 36 a 37,4°C
- Reto = 36 a 37,5°C
- Membrana timpânica = 0,8°C < retal

FEBRE
É uma elevação da temperatura corporal queultrapassa a variação diária normal (0,6°C) e ocorre associada a aumento do ponto de ajuste hipotalâmico.
* Hiperpirexia = febre superior a 41,5°C, ocorre em infecções graves e hemorragia do SNC.Fisiopatologia. Quando o ponto de ajuste do hipotálamo está elevado, os neurônios do centro vasomotor são ativados e a vasoconstrição começa. O desvio do sangue da periferia para os órgãos internos reduz aperda de calor através da pele e o individuo sente frio. Os processos de conservação e geração de calor continuam até que a temperatura do sangue que irriga os neurônios hipotalâmicos atinja o novoponto de ajuste do termostato. Quando o ponto de ajuste é reajustado para baixo (em resposta aos antipiréticos), os processos de perda de calor por vasodilatação e transpiração são ativados. Esse...
tracking img