Resumo de psicologia (maslow)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1908 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Texto 8 - Abordagem humanista: a crença no poder das escolhas
8.1. DO QUE TRATA A ABORDAGEM HUMANISTA
A psicologia humanista aplica-se prioritariamente à gestão de pessoas nos processos de desenvolvimento humano. Tem sua origem em elementos da filosofia, sem uma abordagem prescritiva, mas uma proposta de visão do homem que pode embasar a discussão sobre as políticas públicas e práticas nagestão de pessoas.
O pressuposto básico desta abordagem é a crença na capacidade humana de crescimento, de evolução e na possibilidade de autorrealização. Que o homem é fruto de suas escolhas e que sempre há um certo grau de liberdade para que essas escolhas sejam feitas.
Ao afirmar-se que esta abordagem é muito útil na reflexão acerca das políticas de gestão de pessoas na administração, chama-seatenção para o processo de desenvolvimento humano, que não se dá somente a partir de estímulos externos advindos dos gestores, mas, também, das motivações, anseios e necessidades internas, temas estes tão caros aos psicólogos humanistas.
8.2. ORIGENS DA ABORDAGEM HUMANISTA
A psicologia humanista teve sua origem nos Estados Unidos, na década de 1960, e ficou conhecida como “terceira força” pois seopõe às duas forças predominantes na psicologia na época: o behaviorismo e a psicanálise. O humanismo rejeita a ideia de que o homem é controlado por eventos externos (behaviorismo) ou por experiências infantis (psicanálise).
Atualmente, mesmo os psicólogos que compartilham de um ou outro enfoque específico reconhecem a complexidade do comportamento humano e a variedade de causas que odeterminam.
Como escreveram Glassman e Hadad (2006), há algumas crenças que caracterizam a abordagem humanista:
* A crença de que o comportamento deve ser entendido em termos da experiência subjetiva do sujeito, ou seja, da maneira como o sujeito, de forma única, percebe, vivencia, sente e interpreta os acontecimentos. Para entender o comportamento, é necessário entender a pessoa que o estáproduzindo, inclusive a maneira como ela enxerga o mundo.
* A crença de que o comportamento não é determinado pela passado nem é uma simples resposta a estímulos do presente.
* A crença na importância ou o valor que uma pessoa adiciona às suas vivências, ou seja, o significado que é atribuído pela sujeito às suas próprias experiências.
Assim, os temas básicos da psicologia humanista são a ênfasena experiência consciente; a crença na integridade da natureza e da conduta do ser humano; a crença no livre-arbítrio e no poder criativo do homem; e todos os temas relacionados à condição humana (Schultz; Schultz, 1981).
Um dos principais representantes humanista é o psicológico Abraham Maslow.
8.3. ABRAHAM MASLOW: O PAI DA PSICOLOGIA HUMANISTA
Maslow nasceu em 1908, em Nova York, e faleceu em1970. Filho de imigrantes judeus, formou-se na universidade de Wisconsin, ensinou psicologia no Brooklin College, foi chefe do departamento de psicologia da Brandeis University e atuou, em 1967 e 1968, como presidente da Amarican Psuchological Association.
Uma das maiores contribuições de Maslow foram seus estudos sobre a autorrealização, “... uma força interna que direciona o desenvolvimentohumano rumo a seu potencial mais elevado” (Glassman e Hadad, 2006).
Abraham Maslow desenvolveu sua teoria holística-dinâmica das motivações na década de 50. A teoria que entre os estudantes de administração é conhecida como “Hierarquia das Necessidades de Maslow” parte do princípio de que o comportamento de um indivíduo em determinado momento é acionado a fim de buscar a satisfação de umanecessidade que, ainda que coexista com diversas outras, está, naquele momento, se manifestando com mais intensidade. Maslow (1954) agrupou as necessidades humanas em cinco categorias:
* Necessidades fisiológicas: refere-se ao corpo em busca da manutenção. Fome, sede, sono, abrigo.
* Necessidades de segurança: estabilidade, dependência, segurança propriamente dita, ordem, estrutura, leis,...
tracking img