Mecanismos de defesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1206 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Psicologia Aplicada
Profª Célia Maria Pereszluha


MECANISMOS DE DEFESA

São estratégias de esquiva ao enfrentamento de problemas e são de natureza mental (Freud). Manobras cognitivas utilizadas para enfrentar a ansiedade. Capacitam as pessoas a falsificar e distorcer a realidade o que de outra forma seria doloroso, evitando desta forma que a ansiedade chegue ao plano consciente(Anna Freud).
Todas estas manobras envolvem a autodissimulação e impedem a busca e avaliação de outras soluções do problema.

NEGAÇÃO: é quando as pessoas que negam a realidade ignoram ou recusam-se a reconhecer a existência de aspectos desagradáveis em suas experiências, apesar de estarem plenamente cientes daquelas experiências. É usada como proteção e, sempre envolve autodissimulação.
O MDda negação, ou está intimamente relacionado com certos aspectos da brincadeira e do devaneio, ou tem parte significativa nessas duas atividades por toda a vida. Visto que, o conceito geral de atividades recreativas como meio de evasão das preocupações e das frustrações de nossas vidas cotidianas é muito semelhante à atividade da negação.

FANTASIA: as pessoas freqüentemente “atingem” objetivose fogem à ansiedade fantasiando aquilo que poderia ter acontecido ou que pode acontecer: com moderação e sob controle consciente, a fantasia parece ser um mecanismo salutar. Ela beneficia a solução de problemas. É claro que em excesso apresenta problemas.

RACIONALIZAÇÃO: envolve a invenção de razões plausíveis e aceitáveis para determinadas situações, atos, pensamentos ou impulsos quando alguémdeseja esconder de si próprio as verdadeiras explicações. A desculpa “Eu teria passado naquele exame se o professor não tivesse feito perguntas tão idiotas” possibilita ao estudante evitar enfrentar seu despreparo ou capacidade limitada.

INTELECTUALIZAÇÃO: as pessoas as usam para enfrentar a distância, analítica e racionalmente, situações que de outra forma gerariam incomodo emocional. Elastratam as experiências potencialmente estressantes como algo a estudar ou analisar com olhos curiosos.

FORMAÇÃO REATIVA: quando as pessoas escondem um motivo, emoção, atitude, traço de personalidade, ou outra coisa parecida, de si mesma, expressando o oposto. Estes indivíduos não estão representando; eles não têm consciência de ter aquele traço gerador de ansiedade. Por exemplo, às vezes o ódioé disfarçado em exagerada exibição de amor; o forte impulso sexual, em excessivo recato; a hostilidade em excessiva gentileza. Este MD permite que as pessoas evitem a ansiedade associada ao confronto de qualidades pessoais indesejadas.
É um mecanismo por meio do qual uma de duas atitudes, por exemplo, o ódio, torna-se ICS, e assim permanece, por uma superacentuação da outra, o amor. Assim o ódioparece ter sido substituído pelo amor, a crueldade pela gentileza, a obstinação pela submissão, o prazer pela sujeira pela ordem e a limpeza, e assim por diante.

PROJEÇÃO: mecanismo que faz com que o individuo atribua um desejo ou impulso seu a outra pessoa, ou mesmo, a algum objeto não pessoal do mundo externo. Atribuem a outros seus desejos e impulsos, por lhes serem inaceitáveis ou procuraminconscientemente se livrar deles, através desta estratégia.
As pessoas que a usam são rápidas em observar e ampliar traços pessoais dos outros, traços estes, que apreciam ou odeiam, e não reconhecem em si próprias. Como na formação reativa, um fato pessoal ameaçador é escondido do eu, talvez reprimido. Por exemplo, indivíduos materialistas que não têm consciência da própria cobiça podem notarrapidamente essa qualidade nos outros.

REGRESSÃO: é um retorno a um nível de desenvolvimento anterior ou a um modo de expressão mais simples ou mais infantil. É um modo de aliviar a ansiedade escapando do pensamento realístico para comportamentos que, em anos anteriores, reduziram a ansiedade (retorno à condições passadas de amor e segurança). A regressão é um modo de defesa bastante primitivo...
tracking img