Resumo de "origen da familia, estado e propriedade privada'

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1940 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo da obra “A ORIGEM DA FAMÍLIA, DA PROPRIEDADE PRIVADA E DO ESTADO”, de Friedrich Engels.


Trechos resumidos : (I) Estágios Pré-Históricos da Cultura; (II) Família.


Julian Szymañski


Julho/2005


I


ESTÁGIOS PRÉ-HISTÓRICOS DA CULTURA


Há três épocas principais da história da humanidade – estado selvagem, barbárie e civilização. Cada se subdivide nas fases inferior,média e superior, de acordo com os progressos obtidos


A)    ESTADO SELVAGEM


1 – Fase inferior


Infância do gênero humano. Os homens permaneciam, ainda, nos bosques tropicais ou subtropicais e viviam, pelo menos parcialmente, nas árvores. Não podemos demonstrar a sua existência baseando-nos em testemunhos diretos. O desenvolvimento da família realiza-se paralelamente, mas nãooferece critérios tão conclusivos para a delimitação dos períodos.


2 – Fase média


Começa com o emprego dos peixes (incluímos aqui também os crustáceos, moluscos e outros animais aquáticos) na alimentação e com o uso do fogo. Os dois fenômenos são complementares, porque o peixe só pode ser plenamente empregado como alimento graças ao fogo. Com esta nova alimentação, porém, os homensfizeram-se independentes do clima e da localidade. Povos exclusivamente caçadores, como se afirma nos livros, quer dizer, jamais existiram, pois os frutos da mesma eram demasiado problemáticos.


3 – Fase superior


Com a invenção do arco e da flecha, os animais caçados vêm a ser um alimento regular e a caça uma das ocupações normais e costumeiras. Encontramos já alguns indícios deresidência fixa em aldeias e certa habilidade na produção de meios de subsistência.


B)    A BARBÁRIE


1 – Fase inferior


Inicia-se com a introdução da cerâmica. Condições naturais e clima começam a fazer diferença. O traço característico do período da barbárie é a domesticação e criação de animais e o cultivo de plantas. O continente oriental, o chamado mundo antigo, tinha quase todosos animais domesticáveis e todos os cereais próprios para o cultivo, exceto um; o continente ocidental, a América, só tinha um mamífero domesticável, a lhama – e, mesmo assim, apenas numa parte do sul – e um só dos cereais cultiváveis, mas o melhor, o milho. Em virtude dessas condições naturais diferentes, a partir desse momento a população de cada hemisfério desenvolve-se de maneira particular.2 – Fase média


No Leste (i.e. Oriente, Ásia e Europa), começa com a domesticação de animais; no Oeste, com o cultivo de hortaliças por meio de irrigação e com o emprego do tijolo cru (secado ao sol) e da pedra nas construções.


No Oeste (i.e. Ocidente, América), essa fase não tinha sido superada, em parte alguma, até à conquista da América pelos europeus.


A conquistaespanhola cortou completamente todo o desenvolvimento autônomo ulterior.


No Leste, a fase média da barbárie começou com a domesticação dos animais para o fornecimento de leite e carne, enquanto que, segundo parece, o cultivo das plantas permaneceu desconhecido ali durante muito tempo. A domesticação de animais, a criação de gado e a formação de grandes rebanhos parecem ter sido a causa doafastamento dos arianos e semitas em relação aos demais bárbaros.


3 – Fase superior


Inicia-se com a fundição do minério de ferro, e passe à fase da civilização com a invenção da escrita. Esta fase somente existiu de maneira independente no hemisfério oriental. Encontramos aqui, pela primeira vez, o arado de ferro puxado por animais, o que torna possível lavrar a terra em grandeescala – a agricultura.


Encontramos também a transformação dos bosques em pastagens e terras cultiváveis, coisa impossível em grande escala sem a pá e o machado de ferro. Isso acarretou um rápido aumento da população, que se instala, densamente, em pequenas áreas.


Antes do cultivo dos campos, somente circunstâncias excepcionais teriam podido reunir meio milhão de homens sob uma direção...
tracking img