Resumo de livro senhora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“SENHORA” Um Romance Romântico Urbano




Resumo da Obra

Aurélia Camargo ama Fernando Seixas. Ela tem menos dinheiro que ele. Um dia, ele rompe o noivado com ela por causa de um belo dote de outra moça. A vingança de Aurélia foi maligna: ela recebeu uma herança e, através do seu tio Lemos, propõe um negócio aFernando Seixas – uma desconhecida lhe pagaria um dote superior ao da outra para que case com ela. Ele, naturalmente, aceita.
No dia do casamento, vê com alegria que se casou com Aurélia Camargo, e fica feliz porque a ama muito. Na noite do casamento. A Aurélia comunica-lhe que deverão viver lado a lado, como estranhos, embora unidos ante a opinião pública. Numa espécie de longo duelo, maridoe mulher se põe a prova, até que Fernando consegue a soma necessária para devolver o que recebeu e propõe a separação. Entrementes o seu caráter se forjara, enquanto se abrandava a dureza de Aurélia



Análise Critica do Livro

O romance traz uma história muito interessante, inovadora à época. A mulher é idealizada,passa a ser protagonista,independente:“O principio vital da mulher abandonava seu foco natural, o coração, para concentrar-se no cérebro, onde residem as faculdades especulativas do homem”
O romance traz uma história muito interessante, inovadora à época;

Uma característica marcante da obra é a linguagem rebuscada observando seguinte trecho fica fácil de perceber quando o autor mostra que Aurélia não valorizava odinheiro, idealizando-a:

“Nunca de pena de algum Chatterton desconhecido saíram mais cruciantes apóstrofes contra o dinheiro, do que vibrava muitas vezes o lábio perfumado dessa feiticeira menina, no sei de sua opulência”

A história é cheia de idas e vindas do presente, passado e vice-versa.O que para mim se torna um ponto negativo,pois não existe uma sequência cronológica e casualdos fatos.Ela acontece precisamente nesta ordem:



Na obra é comum as constantes voltas ao passado. São vários Flash Back, uma característica muito comum da prosa. Perceba nesse trecho em que D. Firmina relembra o baile, a fim de que possa se lembrar porque Aurélia havia mudado o seu comportamento:

“Revolvia na mente recordações da noite anterior para certificar que nãoaparecera no baile nenhum moço desconhecido de quem Aurélia se pudesse apaixonar de súbito”

Um ponto positivo da obra são as riquezas de detalhes na descrição dos ambientes, objetos, etc:

“ Todas as janelas do primeiro pavimento estavam abertas e despejavam cortinas de luz, que tremulavam nas águas do tangue e na folhagem verde agitada pela brisa”

AsCaracterísticas do Movimento Romântico
Presentes no Romance:

Sentimentalismo

No romance Senhora podemos evidenciar a presença de emoção, de sentimentos em muitas falas dos personagens e do narrador. Observe a seguinte fala de Aurélia.

“__Aquela que te humilhou, aqui tens abatida, no mesmo lugaronde ultrajou-se, nas iras de sua paixão. Aqui a tens implorando seu perdão e feliz porque te adora, como o senhor de sua alma”.

Religiosidade

Nesse trecho é possível perceber que Deus era colocado como um ponto de apoio.

“ Deus não me tires a vida nesse momento. Agora mais do que nunca preciso de minha razão”Egocentrismo A valorização do “EU”

“Oh! exclamou Aurélia, eu daria por ela toda a minha riqueza. Outras a têm de graça, que lhes vem diretamente do céu. Mas não me posso queixar, pois negando-me esse bem, Deus compadeceu-se de mim, e enviou-me quando menos esperava tamanha herança para que eu possa realizar a...
tracking img