O posicionamento do enfermeiro frente a autonomia do paciente terminal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5104 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

Disciplina: Enfermagem Médica
Assunto: EXAMES E PROVAS DIAGNÓSTICAS DAS AFECÇÕES NEUROLÓGICAS
Professora: Vânia Pinheiro Ramos

1 INTRODUÇÃO

Os exames e provas diagnosticas das afecções neurológicas têm por objetivos diagnosticar e traçar diretrizes para otratamento médico e para os cuidados de enfermagem e é feito através da:

1.1 História Clínica: Ao colher a história clínica deve-se registrar a história completa, instalação da queixa atual, doenças anteriores e história familiar. Pode-se ouvir ou entrevistar parentes e é aconselhável por vezes, documentar a história com as palavras do paciente. É preciso, ainda, obter informações detalhadasrelacionadas a:
Cefaléia: investigar duração, época de instalação, localização, freqüência, progressão, sintomas associados, respostas a analgésicos, fatores que desencadeiam, agravam ou melhoram as crises.
Crises Convulsivas e perdas da consciência: investigar caráter, episódios individuais, idade de início, freqüência, duração, sinais e sintomas, tipo de tratamento anterior.
Dor:investigar início, progressão, freqüência, característica.
Distúrbios visuais: investigar presença de escotomas, diplopia, mudanças de acuidade, etc.


1.2 Exame Físico: Deve ser rigoroso. Estudar os sistemas, fazer um registro dos sinais vitais, observar se há deformidade ou limitação de movimentos. O couro cabeludo e o crânio são inspecionados a fim de observar contornos anômalos, assimetriado crânio, cicatrizes, etc.

1.3 Exame Mental: Encontram-se freqüentemente alterações mentais em clínica Neurológica e a compreensão delas é útil para o diagnóstico e o tratamento. Portanto, deve-se investigar confusão, depressão, excitação, mania, apatia, ansiedade e distúrbios da personalidade que podem está associados às doenças Neurológicas.

1.4 Comportamento Geral: observarlinguagem, aspecto, cooperação, postura, atitude geral, maneirismo, comportamento motor, expressão da face, atitude, relação com o ambiente e o fluxo do pensamento. Distração, fuga de idéias, bloqueios, devem ser registrados.

1.5 Disposição: Observar estado emotivo do Paciente (ansiedade, depressão, apatia, medo, irritabilidade).

1.6 Sensório: Investigar orientação, vigília, torpor, coma;averiguar a orientação no tempo, no espaço e como pessoal (situação em relação a si próprio).
1.7 Nível de inteligência: testes de desempenho intelectual, testes de memória (datas e eventos recentes ou remotos) devem ser efetuados.

1.8 Linguagem: Pesquisar compreensão da palavra falada, capacidade de ler e escrever, reconhecer e dar nomes a objetos familiares, linguagem espontânea ou automática.1.9 Coordenação marcha e equilíbrio: Realizar testes de marcha observando-se a postura do paciente, sua marcha, capacidade de andar em linha reta e de fazer rápida meia volta, registrar marchas anormais. Fazer o teste de Romberg, observando uma disfunção do mecanismo cerebelar ou vestibular (equilíbrio). Aplicar a prova do Dedo-Nariz na qual o paciente coloca a ponta de um dedo no nariz.1.10 Sensibilidade: Pesquisar sensibilidade a
Dor: capacidade de perceber uma picada de agulha ou forte pressão.
Temperatura: distinguir entre o quente e o frio.
Tato: capacidade de perceber um roçar leve na pele com algodão.

1.11 Vibração: com o uso do diapasão, pesquisar a percepção de vibrações.

1.12 Sentido de Posição: É testado determinando-se a posição dos dedos dasmãos e dos pés. O paciente, com os olhos fechados indicará se o seu dedo está sendo movido para cima ou para baixo.

1.13 Estereognósia: Testa-se a capacidade de reconhecer formas, dimensões e pesos, objetos familiares como uma moeda, chave, faca, etc. que são colocados na mão do paciente para que ele os identifique.

1.14 Topognósia: testa-se a capacidade do paciente em localizar um ponto do...
tracking img