Resumo de filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (993 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aristóteles
VIRTUDE (EXCELÊNCIA) E FELICIDADE: bases da ética Aristotélica
Virtude: duas coisas são necessárias, a justiça é hábito (pratica reiterada), mas somado a esse hábito há uma disposiçãode espírito de orientar (vontade) ser virtuoso é querer ser e praticar. Se você é honesto tem que praticar a honestidade.
OBS: Sócrates, Platão e Aristóteles são críticos dos sofistas.
FELICIDADE: omeio mais rápido para atingir a felicidade é o meio virtuoso. A virtude é o meio mais rápido de se atingir a felicidade. Virtude é somatória de vontade e hábito.
DIVISÃO DAS VIRTUDES: Divide-se, emdois tipos as intelectuais e as morais. As intelectuais são provenientes da razão (raciocínio lógico, memória rapidez de calculo) e a moral (justiça, coragem e honestidade) é proveniente da ética.Aquilo que todo mundo chama de virtude.
Obs: Aristóteles critica as idéias de Platão visto que é empirista.
JUSTIÇA: se opõem a injustiça. (justiça x justiça)
Justiça – justo meio (igual,proporcionalidade) justiça, trabalha sempre com igualdade que trás a idéia de proporcionalidade.
OBS: o que vale pra justiça vale para o direito.
Proporcionalidade é condição de justiça. Só haverá justiça sehaver proporcionalidade. Se houver desigualdade não haverá justiça.
JUSTIÇA PARTICULAR: justiça corretiva se divide em comutativa e punitiva. A justiça distributiva trata de bens e honrarias(divisão de bens materiais... programas sociais). É a distribuição dos bens materiais da sociedade. A justiça comutativa trata das relações comerciais e a justiça punitiva é por excelência a única que aplicaa sanção.
HOBBES:
A NATUREZA HUMANA: o homem é mau por natureza. É egoísta por natureza. Para ele o homem não é naturalmente político e se transforma em um ser político para sobreviver. Éartificialmente político. O homem é racional, mas a racionalidade para HOBBES é a racionalidade instrumental. A razão é uma ferramenta dos desejos. Todos são iguais.
ESTADO DE NATUREZA: se resume em...
tracking img