Resumo de estudo : origem e evolução da psicologia da educação

Origem e Evolução da Psicologia da Educação
* Crença racional e na argumentação de que a educação e o ensino podem melhorar sensivelmente como conseqüência da utilização correta dosconhecimentos psicológicos .
A historia da psicologia da educação centra-se quase que exclusivamente no mundo anglo saxônico nos EUA e limita-se ao período que vai desde o nascimento da psicologia cientifica(ultima década do sec.XIX1890) até os anos posteriores a segunda guerra mundial (dec.50) .
A finalidade principal da psicologia da educação consiste em criar um conhecimento especifico com relação aosprocessos educativos, sempre utilizando explicações da psicologia como um instrumento de indagação e de análise.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
ULTILIZA
1. Psicologia desenvolvimento ;
2.Aprendizagem ;
3. Social;
4. Personalidade;
5. Diferenças individuais etc.

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA CIENTIFICA
CONFUNDIDAS
A configuração históricada psicologia da educação
Era confundida, suas relações sempre estiveram mediadas pela filosofia .
A psicologia filosófica e a teoria educativa (até 1890)
A explicação do psiquismo*
1)Aprender as representações simbólicas que descrevem as estruturas da realidade.
2) Os alunos são diferentes entre si,na capacidade de usar símbolos, isso explica as diferenças no rendimento daaprendizagem.
3) O currículo está formado por um conjunto de “representações simbólicas da realidade” para facilitar a captação por parte dos alunos.
4) A finalidade principal do ensino deve ser oexercício das faculdades humanas dos alunos .
HERBART Um filosofo que concebeu a educação como uma aplicação pratica da filosofia.
Evidentemente, no caso, de Herbart, trata-se de uma psicologiafilosófica, isto é,uma psicologia constituída como método da analise reflexiva , própria da filosofia . A sua contribuição mais destacada foi a teoria da percepção (influencia de Lock+Doutrinas da...