Resumo da proposta curricular de sp para o 9º ano ef

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 50 (12426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1° BIMESTRE

AULA 1 – A NOVA ORDEM MUNDIAL: DA BIPOLARIDADE A MULTIPOLARIDADE
* Entre anos de 1989 e 1991 mundo percebeu que sua organização político-econômica não era permanente ou imutável → transformações causaram alvoroço, até mesmo fronteiras de alguns países se alteraram ocorrendo profundas mudanças na rede de relações internas e externas entre eles e o mundo.
* Final 2ª guerraEUA destaca-se como potência político, econômica e militar → bases militares em quase todos os pontos estratégicos do mundo, “com intenção de proteger mundo livre da ameaça socialista”.
* Europa dividida em duas áreas → parte oeste ficou conhecida como Europa Ocidental, sob influência dos EUA – parte Leste = Europa Oriental, sob influência da URSS.
* Cortina de ferro = países da EuropaOriental que formavam uma espécie de proteção as fronteiras da URSS.
* Mundo = palco de duas superpotências que disputavam áreas de influência → disputa ou pressão principalmente em países do Terceiro Mundo que tinham de optar entre capitalismo ou socialismo → contexto político conveniente para as duas superpotências, pois dividiam o mundo entre elas.
* Multipolaridade: os novos polos de podereconômico
* Nova ordem mundial culminou com fortalecimento do Japão, a consolidação da União Européia e com a continuidade hegemônica dos EUA = exercem influência econômica e tecnológica em áreas com diferentes níveis de desenvolvimento.
Exemplo:

Um sistema multipolar ou unipolar
* Mundo bipolar da guerra fria = base na capacidade militar de duas superpotências.
* Mundo pósguerra fria = poder medido mais pela capacidade econômica = disponibilidade de capitais, avanço tecnológico, qualificação da mão-de-obra, etc. = novos padrões de poder e influência.
* Ascensão do Japão e da Alemanha (principalmente após sua reunificação) → China também emerge como uma nova potência, além da consolidação da União Européia = reforço da tese de multipolaridade.
* Mas para algunsespecialistas mundo é unipolar, sobretudo após reafirmação norte-americana, que na realidade se caracterizou com a invasão (nos moldes do antigo imperialismo) do Iraque → fato que ocorreu sem a legitimação de uma resolução do conselho de segurança da ONU = reforço do unilateralismo norte-americano.
* EUA = emergido como única superpotência mundial → polaridades no mundo pós guerra fria = nãoclaramente definidas.

Exercícios de fixação
Leitura e análise de imagens ou mapas
A- Observe a charge ou o mapa no caderno do aluno e responda.

Oeste – capitalista Leste – socialista
1 – Quais os países protagonistas do sistema bipolar?
R: EUA e URSS.
2 – Cite Estados aliados do protagonista capitalista.
R: Inglaterra, Canadá, Japão, etc.
3 – Cite Estados aliados doprotagonista socialista.
R: Cuba, China, etc.

ATIVIDADE 1
A- Faça uma análise da letra da música.
YANKES GO HOME (Mao)
Nações imperialistas dominam o mundo
Promovem a miséria, pois nela se sustentam
Piratas do século XX parem de nos saquear
Yanhes go home!
Através das armas ou da usura
Nos impõem a submissão
F.M.I., Fome e miséria internacional
Sai fora daqui
Águias e ursos brigampela posse do mundo
Como abutres pela pose da carniça
Yankes go home!
R: A letra retrata que tanto EUA como URSS dominavam o mundo, através do seu poderio militar (armas) ou do ágio, juros cobrados por empréstimos (usura). Faz uma critica também ao Fundo Monetário Internacional (FMI), colocando-o como Fome e miséria internacional; colocando que os países protagonistas do mundo bipolar EUA(águia) e URSS (ursos), disputavam áreas de influencia no cenário mundial.


AULA 2 – A GLOBALIZAÇÃO E O ESPAÇO GEOGRÁFICO
(Solicitar que os alunos tragam copia do mapa-múndi)
* Transformações ocorridas nos últimos anos = mundo tornou-se pequeno para as relações humanas → atualmente a tecnologia = meio que estabelece a expansão das nações →todo esse processo de alteração em curtos...
tracking img