Resumo da norma institucional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (796 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo da Norma Internacional

* Objetivo da IAS 2 – estoques

O objetivo da IAS 2 é prescrever o tratamento contábil para os estoques das entidades. Um assunto que podemos dizer que é primordialna contabilização dos estoques refere-se aos custos a serem reconhecidos como um ativo.
Os estoques são ativos, por exemplo, quando é destinada a venda no decurso normal dos negócios da entidade;também no processo de produção para a venda: ou na forma de materiais ou suprimentos a serem consumidos no processo de produção ou na prestação de serviços.
A IAS 2 aplica-se a todos os tipos de estoques,com exceção dos seguintes:
* Produção em curso proveniente de contratos de construção. (IAS 11)
* Instrumentos financeiros: e
* Ativos biológicos.
Custos dos Estoques
Os estoques devem sermensurados pelo valor de custo ou valor realizável liquido, ressaltando que “o custo dos estoques deve incluir todos os custos de aquisição, custos de transformação dentre outros custos incorridos paratrazer aos estoques a sua condição e localização atual”.
Os custos de transformação de estoques incluem os custos diretamente relacionados a unidades de produção, tais como mão de obra direta e aalocação sistemática de gastos gerais de fabricação fixo e variáveis que sejam incorridos na transformação de matérias –primas em produtos acabados. A norma define que os gastos gerais de fabricaçãofixos são custos indiretos de produção que permanecem relativamente constantes independentemente do volume de produção.
Importante aqui ressaltarmos que os termos de condição e localização referem-seao processo de produção.
Um processo de produção pode resultar em mais de um produto fabricado simultaneamente. Quando os custos de transformação de cada produto não são separadamente identificáveis,eles são atribuídos aos produtos numa base racional e consistente.
A maior parte dos subprodutos, em razão de sua natureza é imaterial. Quando for este caso, eles são muitas vezes mensurados pelo...
tracking img