Informacao tecnica de esteira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESPECIFICAÇÕES

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA PROJETOS DE ESTEIRAS

ESPECIFICAÇÕES ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA PROJETOS DE ESTEIRAS
1) CONSIDERAÇÕES GERAIS
1.1) Escolha a esteira correta para o produto a ser transportado: superfície, temperatura, resistência, velocidade, etc; 1.2) Transportadores grandes com cargas elevadas e/ou altas ou baixas temperaturas: consultar o departamentotécnico da UNIRONS para determinação da capacidade portante e variações térmicas da esteira; 1.3) Observar sempre as especificações técnicas da UNIRONS; 1.4) Pistas de deslizamentos dos percursos de ida e retorno bem projetados aumentam a vida útil da esteira; 1.5) Presença de materiais abrasivos causam desgastes (inerentes a qualquer tipo de material) que podem comprometer a vida útil da esteira.Consulte o departamento técnico da UNIRONS para a aplicação desejada; 1.6) Nunca deixe pontas ou arestas vivas que possam travar e danificar a esteira; 1.7) As curvas catenárias entre o roletes de retorno são necessárias para que a esteira se mantenha com tensão adequada, além de acomodar de forma eficiente os alongamentos e contrações no comprimento da esteira devido às variações térmicas; 1.8) Sempre quepossível, utilize sistema motor-redutor com arranque suave, que prolongam a vida útil da esteira; 1.9) É muito importante que a esteira esteja perfeitamente alinhada na pista, ou seja, os dois eixos (motriz e retorno) devem estar em esquadro com a pista e paralelos entre si. Recomenda-se checar as diagonais do triângulo retângulo; 1.10) Em caso de dúvidas consulte sempre o departamento técnico daUNIRONS.

2) EIXOS: MOTRIZ E RETORNO
As esteiras UNIRONS são tracionadas por rodas dentadas acopladas (sem chavetas) a um eixo quadrado com extremidades torneadas para fixação nos mancais. A seção circular torneada do mancal motriz deve ser a maior possível, visto que a redução da seção diminui a resistência à torção do eixo.

As rodas devem ficar distribuídas no eixo com espaçamentos entre siaproximadamente constantes, tendo o cuidado para que nenhuma roda fique posicionada sobre a emenda de dois módulos da esteira. Apenas uma roda em cada eixo (motriz e retorno) deve ser travada lateralmente; as demais devem ficar livres para acompanhar o movimento transversal de contração e expansão térmicas da esteira. Recomenda-se travar a roda central ou a adjacente quando o n° de rodas for par.Cuidados especiais devem ser observados quanto à capacidade portante do eixo. Tais como: deflexão, torção e cisalhamento. A UNIRONS dispõe de rodas para diversos tamanhos de eixos: 38.1mm, 40mm, 50.8mm, 76.2mm, 88.9mm. Consulte nosso departamento técnico para indicação da roda e eixo apropriados para sua aplicação.

CAD.45 - Folha 1

Especificações
Especificações Técnicas para Projetos deEsteiras
3) PISTA DE DESLIZAMENTO: PERCURSO DE IDA
Várias configurações de pistas de deslizamento podem ser usadas com as esteiras UNIRONS, desde que a superfície de deslizamento seja de aço inox polido ou algum tipo de plástico compatível com a devida aplicação. A UNIRONS fornece perfis de deslizamento em polietileno de alto peso molecular (HMW) em diversas seções (perfil “U”, perfil “CLIP”, perfil “L”,perfil retangular, etc) que apresentam baixo coeficiente de atrito, boa resistência ao desgaste e aplicável a temperaturas de até 70°C. Estes perfis de plástico extrusados devem ser fixados apenas na extremidade oposta ao sentido de movimentação da esteira.

CONFIGURAÇÕES USUAIS DE PISTAS

CAD.45 - Folha 2

ESPECIFICAÇÕES ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA PROJETOS DE ESTEIRAS
4) PISTAS DEDESLIZAMENTO: PERCURSO DO RETORNO
O uso de roletes no retorno tem se mostrado muito eficiente no funcionamento global da esteira, pois permite a formação da curva catenária, que proporciona adequada tensão à esteira, além de acomodar os alongamentos e contrações devidos a variações de temperatura. Nas situações onde o projeto exige pistas contínuas no retorno, devem ser previstos pelo menos dois vãos...
tracking img