Resumo da carta de caminha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A história do rádio: de 1844 até hoje
Os primórdios dessa forma de comunicação que, mais tarde, iria transformar-se no rádio têm início no dia 24 de maio de 1844, quando Samuel F. B. Morse envia a primeira mensagem à distância --no caso foi a frase Que Deus seja louvado -- através do telégrafo. Vale a pena lembrar que o telégrafo através de fios --junto com o Código Morse-- é o primeiro sistemade comunicação de longa distância que o mundo conheceu.
Em 1850, o alemão Daniel Ruhmkoff inventa um aparelho capaz de transformar baixa tensão de uma pilha em alta tensão: surge o primeiro emissor de ondas eletromagnéticas. Alguns anos depois, em 1853, o físico australiano Julius Wilheim Gintl prova ser possível enviar várias mensagens simultaneamente por uma única linha telegráfica.Entretanto, só em 1867 é que o alemão Siemens cria o dínamo. Daí para o primeiro serviço permanente de notícias por cabo são oito anos. Aliás, neste mesmo ano de 1875 Alexander Graham Bell inventa o transdutor magnético --nada mais nada menos que o microfone, que foi realmente personificado em 1877, com o invento de Emile Berliner. Em paralelo, Thomas A. Edison espanta a comunidade científica ao registrarsom em cilindros. Detalhe: a primeira gravação foi Mary had a little lamb (tradicional quadrinha infantil americana dos conhecidos Contos da Mamãe Gansa, similar ao brasileiro Contos da Carochinha). Em 1878 o mesmo Edson começa a trabalhar no invento da lâmpada elétrica. Em 1879, Hughes inventa o microfone a carvão.
Brasil chega antes, mas...
Em 1893, um marco vindo do Brasil: o padre e cientistaRoberto Landell de Moura realizou a primeira transmissão de palavra falada, sem fios, através de ondas eletromagnéticas. Nascido em Porto Alegre (RS), Padre Landell foi um dos pioneiros da história do rádio. Bem à frente de seu tempo, o engenheiro foi precursor também da radiotelefonia e da televisão. Sua experiência mais importante --praticamente desconhecida do mundo-- foi em São Paulo, quandotransmitiu por telegrafia sem fio do alto da avenida Paulista para o alto de Sant’Ana. Todo o processo deu-se com equipamentos inventados por ele, patenteados no Brasil em 9 de março de 1901. Landell conseguiu patentear três de seus inventos nos EUA em 1904: o Transmissor de Ondas, o telefone sem fio e o telégrafo sem fio, que utilizam soluções modernas como transmissão por ondas contínuas e pormeio da luz. Em consequência de seu trabalho, a Marinha de Guerra do Brasil realizou, a 1º de março de 1905, várias experiências com a telegrafia por centelhamento no encouraçado Aquidabã. Hoje, o Padre Roberto Landell de Moura é Patrono dos Radioamadores Brasileiros.
Em 1895 o russo Aleksandr S. Popov inventou uma antena capaz de receber frequências baixas, na faixa de 30kHz. O momento históricoem que Popov recebeu as primeiras ondas eletromagnéticas teve como cenário o dia 7 de maio na Sociedade de Física e Química de São Petersburgo, na Rússia. No mesmo ano, próximo à região da Bolonha, na Itália, Guglielmo Marconi conseguiu realizar o que ficou conhecido como a primeira transmissão de sinais sem fio por uma distância de primeiro 400 e em seguida 2 mil metros.
Já a 2 de junho de 1896,na Inglaterra, o italiano Marconi registra uma patente para um sistema de comunicações sem fio, que mais tarde usa para receber e transmitir sinais em código Morse em um raio de até 3km de distância.
No ano seguinte, o francês Eugene Ducretet inicia suas experiências com o telégrafo sem fio. Ainda em 1897, Marconi funda em Londres a Companhia de Telégrafo Sem Fio (Wireless Telegraph and SignalCompany). Em paralelo, na Alemanha, Karl Ferdinand Braun inventa um dispositivo-chave, capaz de produzir correspondência entre o comprimento de onda da transmissão e da recepção, procedimento este descoberto pelo inglês Sir Oliver Lodge.
Um ano depois, a 5 de novembro de 1898, Ducretet espanta a Academia de Ciências da França ao mostrar, com sucesso, transmissões de sinais entre os 4km que...
tracking img