Case tertuliano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso e período: Administração com ênfase em finanças - 7º/8º semestre



Ética na gestão empresarial



Case: Tertuliano

1) Houve Assédio Moral? Em que momento?Justifique.

Sim. No momento em que a noticia de que Tertuliano havia agido eticamente diante do suposto assédio sexual sofrido por ele e esta noticia se propagou dentro da empresafazendo que virasse alvo de piadas constantes e brincadeiras de mau gosto por parte de seus colegas de trabalho. O fato de que ele tenha passado por exposição a situações humilhantes econstrangedoras durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, juntamente com a criação disso tudo por relação hierárquica autoritária e assimétrica, desestabilizou a relaçãoda vitima com o ambiente de trabalho gerando assim o assedio moral.

2) Houve Dano Moral? Em que momento? Justifique.

Sim. Quando Tertuliano recusa pela segunda vez a propostaindecente a ela direcionado, e desta vez de forma mais clara a ele dirigido. A partir disso, ele Tertuliano começa a se sentir inútil, problemas de saúde começam a aparecer, perdendo avontade e o foco no trabalho. E por fim como prometido pela gerente veio a sua dispensa da empresa confirmando o dano moral a ele causado, justamente por ele agir de forma ética diantedesta situação.

3) Houve Assédio Sexual? Em que momento? Justifique.

Sim. Em um primeiro plano se deu por insinuações e indiretas, já em um segundo momento o assedio secaracterizou de forma mais veemente quando a gerente deixou clara sua intenção. Neste caso o assedio se deu devido ao interesse pessoal da gerente em Tertuliano, onde ela propôs uma trocaentre um cargo interessante dentro da empresa por favores sexuais, ameaçando logo em seguida Tertuliano com a dispensa de seus serviços caso houvesse recusa da tal proposta feita.
tracking img