Resumo do livro a carta de pero vaz de caminha comentários e notas de douglas tufano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1144 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Carta de Pero Vaz de Caminha

• A viagem de Pedro Álvares Cabral

Com o retorno triunfante de Vasco da Gama - comandante da primeira expedição que conseguiu chegar as Índias, e pelo fato foi condecorado como “almirante-mor das índias”. Sua viagem foi imortalizada pelo poeta Luís de Camões, em Os lusíadas. – das Índias e com a notícia de que poderiam chegar ao O riente contornando a Áfricapor mar, o rei de Portugal, Dom Manuel I, organizou uma frota para montar nas Índias uma feitoria e assim obter o monopólio do comércio das especiarias. Banqueiros contribuíram para a realização da expedição comandada por Pedro Álvares Cabral que não se sabe bem por que foi escolhido como capitão- mor. Cabral se cercou de navegadores experientes e realizou bem a sua missão e ao retornar a Portugalnão realizou mais nenhuma expedição e morreu sem saber que havia descoberto um continente.
A frota que comandava afastou-se da costa africana, para fugir das calmarias e navegou para oeste. E quando faziam este desvio acharam terras brasileiras. Os portugueses já sabiam da existência de terras a oeste de Cabo Verde. E o tratado de Tordesilhas assinado entre Portugal e Espanha em 1494, concediaa Portugal o domínio dessas terras e Cabral oficializou a posse.
As terras encontradas não entusiasmaram aos portugueses, pois não havia ouro e pedras preciosas, seria necessário a exploração, mais isso levaria tempo, só depois de trinta anos é que o interesse pelo Brasil aparece.

• A importância das especiarias

As especiarias eram fundamental na vida econômica, política e culinária daEuropa. Temperos eram usados para preservar carne e dar sabor diferenciado, muitas eram de uso medicinal. As especiarias eram trazidas por via terrestre até as margens do Mediterrâneo e mar Negro. Mas quando havia problemas elas seguiam por barcos. Eram compradas e vendidas por mercadores venezianos e seu preço subia a medida que percorria o percurso chegando a dobrar de preço. E se fossecomercializada direto na fonte, o mercador que fizesse ficaria rico. E quando Vasco da gama descobriu a rota para as Índias, os mercadores venezianos ficaram preocupados, o papel de intermediário na compra e venda estava ameaçado.

• Uma viagem acidentada

A viagem de Cabral às Índias começou com um mau presságio. A nau de Vasco de Ataíde some, mesmo com o mar calmo e não aparece mais, apesar daintensa procura.
Os dias que passaram no Brasil foram calmos, mas quando partiu pelo litoral brasileiro começaram as dificuldades e perigos.
Quando passaram pelo Cabo das Tormentas- mencionado por Camões em Os lusíadas, o poeta faz dele o gigante Adamastor- violentas tempestades dispersaram a frota provocando naufrágio e mortes.
Na Índia, foram atacados por árabes e indianos que mataram cerca decinqüenta portugueses inclusive Pero Vaz de Caminha, o que provocou uma ação por parte portuguesa: o bombardeio de Calicute por dois dias seguidos, matando e destruindo tudo. Cabral chegou a Cochim, na Índia e teve permissão para carregar as especiarias e partiu para Lisboa, chegando lá com quatro embarcações e a metade da tripulação. No caminho encontrou com navios que viriam tomar posse das terrasrecém-descobertas, onde se encontrava Américo Vespúcio.

• A frota de Cabral

Era composta de treze embarcações: nove naus, uma naveta de marinheiros e três caravelas. Cabral não era um navegador experiente por isso as embarcações estavam nas mãos de pilotos e capitães muito experientes. A tripulação era entre 1.200 e 1500 pessoas, uma frota para impressionar os indianos. Havia um grupo dereligiosos para divulgar o cristianismo e alguns degredados.

• A “Terra Brasil”

Poucos anos após a chegada de Cabral a nova terra foi chamada de terra do Brasil, por causa do pau brasil, árvore abundante da qual retiravam a tinta para tingir tecidos em vermelho ou púrpura. E essa abundância deve ter contribuído na escolha do nome. Mas muitos estudiosos acreditam que essa palavra tenha se...
tracking img