Resumo cpc 16

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (740 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Estoques
Pronunciamento técnico CPC 16

Pronunciamento Técnico CPC 16 define:
Estoque são ativos:
- Mantidos para venda no curso normal dos negócios;
- Em processo de produçãopara venda;
- Na forma de materiais e suprimentos a serem consumidos ou transformados mo processo de produção ou prestação de serviços.
Os estoques estão representados por:
- Itens quefisicamente estão sob a guarda da empresa, excluindo aqueles que estão sob sua guarda, mas são propriedade de terceiro, seja por terem recebido por consignação, seja para beneficiamento ou armazenagempor qualquer outro motivo;
- Itens adquiridos pela empresa, mas que estão em transito, a caminho da sociedade na data do Balanço, quando sob condições de compra FOB, ponto de embarque ( fábrica oudepósito do vendedor)
- Itens da empresa que foram remetidos para terceiros em consignação, normalmente em poder de prováveis fregueses ou outros consignatários, para aprovação e possível vendaposterior, mas cujo direito a propriedade permanece com a sociedade.
- Itens de propriedade da empresa que permanece em poder de terceiro para armazenagem, beneficiamento e embarque, etc.
Não deverãoser incluídas nos estoques as compras cujo transporte seja de responsabilidade do vendedor (FOB), nem as mercadorias recebidas de terceiro (quando a empresa e consignatária ou depositária), nem osmateriais comprado, mas sujeitos a aprovação, só se dará a integração aos estoques após a aprovação.
Itens que tem algumas características de despesas antecipada, como peças, materiais demanutenção e ferramentas de pouca duração são incluídos no estoque.
Materiais destinados a obras em andamento, que não te fim comercial deve ser lançado em uma conta criada especificamente para talfinalidade, classificada no Ativo Imobilizado, no subgrupo Imobilizado em andamento.
Peças de reposição de equipamentos serão contabilizadas como adição ao Imobilizado em operação, quando...
tracking img