Resumo CPC 16

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1032 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS

CONTROLADORIA


CPC 16 - ESTOQUE



Fábio Manograsso do Bomfim – RGM: 262385
Maria Eduarda V. F. Quinelli – RGM: 261953





Mogi das Cruzes/ SP.
2015

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS
CONTROLADORIA

CPC 16 - ESTOQUE


Fábio Manograsso do Bomfim – RGM: 262385
Maria Eduarda V. F. Quinelli – RGM: 261953

Orientador: Antonio Firoshi Namiki









Mogi das Cruzes/ SP.
2015
ResumoCPC 16 – Estoque

CPC 16 – Estoque (R1) IASB (IAS 2)
Para o CPC 16 (R1) – Estoques (correlacionado ao IAS 2 – Inventories), os estoques são ativos:
Mantidos para venda no curso normal dos negócios e das operações
Em processo de produção para venda
Na forma de materiais ou suprimentos, a serem consumidos ou transformados no processo de produção ou na prestação de serviços
O Pronunciamentoestabelece em seu item 9, que os estoques devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável, dos dois o menor.
O valor de custo dos estoques deve incluir todos os custos de aquisição e de transformação, bem como outros custos incorridos para trazer os estoques à sua condição e localização atuais, ou seja, além de incluir o preço de compra, deve incluir os impostos de importação e outrostributos (não recuperáveis pela Entidade), custos de transporte, seguro, manuseio e outros diretamente atribuíveis à aquisição de produtos acabados, materiais e serviços. Os descontos comerciais, abatimentos e outros itens semelhantes são deduzidos na determinação do custo de aquisição (item 10, CPC 16 R).
No momento da venda, os custos no estoque devem ser reconhecidos como despesa, CMV - Custo daMercadoria Vendida.
Com relação aos critérios de valoração dos estoques, o Pronunciamento esclarece que podem ser aumentados pelo método específico PEPS (“Primeiro que entra, primeiro que sai”) ou custo médio ponderado. A redução do valor de custo dos estoques para o valor realizável líquido visa atender o princípio de que os ativos não devem ser escriturados por valores superiores aos que seespera realizar com a sua venda ou seu uso. As estimativas do valor realizável líquido são baseadas nas evidências mais confiáveis disponíveis no momento em que são feitas e levam em consideração a finalidade para a qual o estoque é mantido. Por exemplo, o valor realizável líquido da quantidade de estoque mantido para atender contratos de venda ou de prestação de serviços é baseado no preço docontrato.
Os materiais e outros bens de consumo mantidos para uso na produção de estoques ou na prestação de serviços não serão reduzidos abaixo do custo se for previsível que os produtos acabados em que eles serão incorporados ou os serviços em que serão utilizados sejam vendidos pelo custo ou acima do custo. Entretanto, quando uma redução no preço dos produtos acabados ou no preço dos serviçosprestados indicarem que o custo de elaboração desses produtos ou serviços não excederá seu valor realizável líquido, os materiais serão reduzidos ao valor realizável líquido. Nesses casos, o custo de reposição dos materiais pode ser a melhor medida disponível do seu valor realizável líquido.
Em cada período subsequente é feita uma nova avaliação do valor realizável líquido. Quando as circunstâncias queanteriormente provocaram a redução dos estoques abaixo do custo deixarem de existir, ou quando houver uma clara evidência de um aumento no valor realizável líquido devido à alteração nas circunstâncias econômicas, a quantia da redução é revertida (a reversão é limitada à quantia da redução original) de modo a que o novo montante registrado dos estoques seja o menor valor entre o custo e o valorrealizável líquido revisto.
A quantia de qualquer redução dos estoques para o valor realizável líquido e todas as perdas de estoques devem ser reconhecidas como despesa do período em que a redução ou a perda ocorrerem. A quantia de toda reversão de redução dos estoques, originária de um aumento no valor realizável líquido, deve ser registrada, no período em que a reversão ocorrer, como redução do...
tracking img