Resumo Divulga O Do Estoque CPC 16

Páginas: 3 (653 palavras) Publicado: 31 de maio de 2015
RESUMO:
A origem deste resumo é a monografia “Estudo Multicaso de Conformidade de Avaliação, Mensuração e Divulgação de Estoques em relação ao CPC 16 das Normas Brasileiras de Contabilidade” deFabiola Scariot de 2011 da UTFPR (Universidade Tecnolódica do Paraná).
O objetivo do estudo é evidenciar se os estoques de quatro empresas de capital aberto estavam avaliados e apresentados de acordo como Pronunciamento Técnico - CPC 16.
No que concerne ao pronunciamento foi utilizado o tratamento contábil no que diz respeito a valoração, mensuração e divulgação.
A monografia em questão cita que deacordo com Iudícibus et al (2010), os estoques podem ser bens tangíveis e intangíveis obtidos e produzidos pela entidade com o objetivo de venda ou utilização própria.
O pronunciamento acima citadodefine os estoques como ativos mantidos para comercializar no curso natural dos negócios e em processo de produção para comercialização, assim como materiais ou suprimemtos a serem consumidos outransformados no processo de produção ou na prestação de serviço.
Neste contexto compreende classificado no grupo estoques os bens adquiridos e destinados para venda, incluindo além de mercadorias pararevenda, terrenos e/ou imóveis para revender, produtos acabados e/ou em processo de produção, matéria-primas e custo dos serviços.
A valoração citada pela norma é a média ponderada móvel, preço específico,e PEPS e como mensuração temos o valor de custo ou valor realizável líquido dos dois o menor.
O valor de custo do estoque deve incluir todos os custos de aquisição e de transformação, bem como outroscustos incorridos para trazer os estoques à sua condição e localização atuais.
No reconhecimento da venda, estoque deve ser escriturado como custo no resultado e caso exista qualquer redução doestoque para o valor realizável líquido, o mesmo deve ser reconhecimento como despesa.
No critério divulgação evidenciasse o valor total escriturado do estoque e o valor registrado em outras contas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Apresentação de estoques
  • Cpc 16
  • Cpc 16 estoque
  • Estoques e CPC 16
  • Explicação CPC 16
  • Cpc 16
  • CPC 16 estoques
  • ESTOQUE CPC 16

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!