Resumo cap. 4 cartas a um administrador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (527 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo sobre o quarto capitulo do livro “CARTAS A UM JOVEM ADMINISTRADOR”, de Idalberto Chiavenato publicado em 2006 pela editora Elsevier.

QUEM SERÁ O SEU CLIENTE?

Toda empresa temvários grupos de interesses envolvidos em seu sucesso. Cada grupo de interesse – stakeholder – espera algo da empresa ou, pelo menos, um retorno de seus investimentos ou de suas expectativas.

Oacionista investe no negócio e espera um retorno adequado de seus investimentos.

Fidelizar o cliente ou consumidor significa dar a ele aquilo que ele espera comprar agregando valor ao cliente. Outro grupode interesse é o fornecedor, pois na medida em que ele se sente bem-sucedido ele tende a manter ou aumentar seu investimento. Da mesma forma, outros grupos de interesse fazem o mesmo: o governo,sociedade, comunidade, agências reguladoras, associações de classes, sindicatos. Todos os grupos de interesses investem na empresa e aguardam retornos maiores do que os investimentos feitos.

O fato éque a empresa – como uma organização organizada – constitui a maior geradora de riqueza do planeta. Em muitos casos é uma fabulosa máquina de fazer dinheiro.

Existem outros ângulos sob os quais o seudesempenho como administrador pode ser analisado e avaliado. Quem está acima de você e o vê de cima para baixo pode ter uma visão particular do seu desempenho: os acionistas da empresa, apresidência, a direção, os gerentes podem esperar menos ou mais de você.

Quando os objetivos são facilmente conquistados, você não precisa explicar muito, pois os resultados sempre falam mais alto. Mas em umasituação em que os objetivos são difíceis e inalcançáveis, você precisa mostrar por que razões o desempenho esta abaixo do esperado e saber solicitar ajuda quando necessário.

Seus colegas – sejamsupervisores, gerentes ou diretores – sempre esperam algo de sua parte na luta pelo alcance de objetivos e superação de resultados. Você não precisa perguntar, mas pode, objetivamente, saber, por...
tracking img