Resumo cap 2 - wilson cano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (850 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O processo de produção

No segundo capitulo o Cano começa dizendo como o processo produtivo é afetado pela evolução dos instrumentos auxiliares (bens de capital), depois das três famosasrevoluções industriais e como as numerosas maneiras alternativas de produção afetam a produtividade média e a proporção de seu emprego no processo produtivo. Ele defende que gradativamente as industrias estãosubstituindo o fato mão de obra (não qualificada), pelos bens de capital e tornando cada vez mais os país subdesenvolvidos dependentes dos desenvolvidos.
Essa grande variedade de inovaçõestecnológicas ao alterar a produtividade media (Relação das quantidades de produto que se pode fazer com o emprego de uma unidade de trabalho, de capital, de terra ou de qualquer outro modo de produção) sofreualterações nos elementos de processo produtivo liberando mão de obra não qualificada e requisitando maior inversão de capital.
Com a abundância de mão de obra e escassez de capital, os paísessubdesenvolvidos são novamente confrontados, tornando os ainda mais dependentes dos países ricos pelo simples fato destes deterem a tecnologia.
Logo depois, é dito que as quantidades dos fatores podem variarconforme a técnica de produção escolhida, desse pensamento vem o conceito de função de produção, dada como expressão matemática que mostra o uso de cada fator numa determinada produção.
. Paraobter uma expressão quantitativa em valores e custos, bastaria multiplicar as quantidades de fatores e insumos pelos respectivos preços e custos. A função de produção revela implicitamente ouexplicitamente a tecnologia utilizada no processo produtivo.
As unidades produtoras necessitam de uma demanda e de uma oferta, ou seja, os organizadores da produção escolhem uma técnica, contratam os fatores deprodução, utilizam de outras unidades insumos que necessitam denominando esse fluxo de transações intermediarias. Sendo assim, quando os organizadores contratam os fatores de produção adquirem...
tracking img