Mecanica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2561 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tratores agrícolas * 1. Introdução Os primeiros equipamentos agrícolas utilizavam a potência do ser humano e, durante o período dos séculos 19 e 20, os animais passaram a fornecer a potência requerida para os equipamentos agrícolas. Porém, com a necessidade de otimizar o trabalho agrícola aumentando a produtividade e eficiência e reduzindo os custos, passou-se a utilizar máquinas com potênciafornecida por motores de combustão interna. Os tratores são máquinas dotadas de motor de combustão interna Diesel ou Otto, e foram projetados para puxar ou empurrar máquinas ou implementos especiais ou cargas pesadas sobre a terra. São largamente utilizados na agricultura, construção civil e de estradas, e em serviços especializados em projetos industriais, entre outras aplicações. 2. Classificaçãodos tratores A classificação dos tratores agrícolas pode ser feita segundo dois critérios básicos: de acordo com o tipo de rodado, uma vez que esses órgãos conferem ao trator importantes características diferenciadoras de desempenho operacional; de acordo com a conformação geral do chassi, pois a disposição das partes constituintes deve estar de acordo com o tipo de aplicação principal a que sedestinam.

2.1. De acordo com o tipo de rodado De acordo com o tipo de roda do distinguem-se três categorias de tratores: a) tratores de rodas: - de duas rodas; - triciclos (de três ou quatro rodas); - de quatro rodas; b) tratores de esteiras; e c) tratores de semi-esteiras. 2.1.1. Tratores de rodas Constituem o tipo predominante para uso agrícola. Caracterizam-se por possuírem, como meio depropulsão, rodas pneumáticas cujo número e disposição determinam os seguintes subtipos: Tratores de duas rodas: Possuem duas rodas motrizes e um par de rabiças para acionamento e comando do trator pelo operador, que o acompanha. Também são denominados de tratores de rabiça.

*

EAG 03305 Mecanização Agrícola Ricardo Ferreira Garcia - LEAG - UENF - garcia@uenf.br

(A)

(B)

Figura 1 – Tratorde duas rodas ou de rabiça: A – Trator Yanmar modelo TC11S; B – Mesmo trator em operação de aração. Tratores triciclos: Possuem sua sustentação pelos rodados proporcionada por três pontos, sendo duas rodas traseiras motoras e uma frontal movida. Podem apresentar, todavia, duas rodas dianteiras dispostas, uma do lado da outra, numa só coluna de sustentação, responsável também pelo direcionamento.Figura 2 – Trator triciclo modelo John Deere 420. Tratores de quatro rodas: São tratores que apresentam sustentação através de quatro pontos, o que lhes confere maior estabilidade que os triciclos. Possuem dois eixos independentes, podendo ter tração apenas no eixo traseiro, ou em todos eixos. Os tratores com tração apenas na traseira, ou 4x2, apresentam duas rodas motrizes com garras na parteposterior e duas rodas movidas, de menor diâmetro na frente, geralmente estriadas, com função apenas direcional. Os tratores com tração nas quatro rodas podem apresentar tração dianteira assistida (TDA) ou tração dianteira integral. Os tratores com TDA podem ter sua tração ligada ou desligada dependendo da operação executada, sendo sua distribuição de massa dividida em 40% no eixo dianteiro e 60% noeixo traseiro, aproximadamente. Os tratores com tração dianteira integral, ou também chamados de 4x4 de projeto, possuem a tração dianteira sempre efetiva, sendo sua distribuição de massa distribuída em 55% no eixo dianteiro e 45% no eixo traseiro, aproximadamente.

(A)

(B)

(C) Figura 3 – Tratores de rodas: A – Trator 4x2 modelo New Holland TL 75E; B – Trator 4x2 TDA modelo New HollandTM 165; C – Trator 4x4 modelo CASE 9350.

Figura 4 – Distribuição de massa nos eixos dos tratores 4x4, 4x2 TDA e 4x2. 2.1.2. Tratores de esteiras A aplicação dos tratores de esteiras na agricultura é feita geralmente em operações que exigem grande esforço tratório, como aração, gradagem pesada, subsolage m, etc. Possuem rodado constituído, basicamente, por duas rodas motoras dentadas, duas...
tracking img