Radiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Descreva sobre os seguintes parâmetros de qualidade da imagem:
R: A) Ruído: Em radiografia e tomografia, o ruído pode degradar significativamente a qualidade de uma imagem. A influência do ruído em uma imagem pode ser medida pela relação sinal-ruído (SNR - signal-to-noise ratio). O ruído é geralmente causado pelos seguintes fatores:
•Variação da intensidade da fonte de raios X
•Variação debrilho da imagem de saída do intensificador de imagens
•Variação dos tons de cinza da imagem registrada pela câmera CCD
O ruído é qualquer informação indesejada.
Ex a impressão digital pode ser uma forma de ruído. Uma marca de gordura na digital , poeira, etc. Radiação espalhada também é uma forma de ruído, que deixa a imagem cinzenta.
B) A penumbra A distorção corresponde a umamagnificação desigual de diferentes partes de um mesmo objeto. Refere-se às alterações na forma e tamanho do mesmo. O mau posicionamento do paciente e seu movimento durante a exposição causam distorção da imagem radiográfica.
Em algumas estruturas quando utilizamos o foco grosso a penumbra é maior.
A penumbra depende do ponto focal.
PENUMBRA NÃO DEPENDE DA TECNICA.
PENUMBRA NÃO TEM NADA A VER COM RADIAÇÃOESPALHADA.
Penumbra é uma região de duvida na imagem.
É uma região de incertezas da imagem devida a sobreposições do ponto focal. Penumbra é uma forma de barramento

C) O contraste radiográfico é definido como a diferença de densidade em áreas adjacentes de uma radiografia ou outro receptor de imagem. Também pode ser definido como a variação na densidade. Quanto maior esta variação, maior ocontraste. Quanto menor esta variação ou menor a diferença de densidade de áreas adjacentes, menor o contraste.

O objetivo ou função do contraste é tornar mais visível os detalhes anatômicos de uma radiografia. Portanto, o contraste radiográfico é importante, sendo essencial uma compreensão do contraste na avaliação da qualidade. Um contraste menor significa escala de cinza mais longa, menordiferença entre densidades adjacentes.


É uma diferença de tonalidades nas regiões adjacentes (uma do lado da outra), quanto maior a diferença de tonalidades maior o contraste
2- Como é formada a radiação espalhada e qual seu efeito na qualidade de imagem?.
R: A radiação espalhada é causada por fótons desviados de suas trajetórias, É o resultado da reflexão da radiação-primária ,em um outroponto pode constituir um problema no processamento de imagens. Seu efeito na imagem é a diminuição do contraste e ruído.
RADIAÇÃO ESPALHADA PODE INTERFERIR DIRETAMENTE NA QUALIDADE DA IMAGEM,
DIMINUINDO O CONTRASTE DA MESMA.


3- Explique a relação entre contraste e escala de cinza através do uso da tensão elétrica.
R: Quando aumenta-se o KV, produz-se uma imagem com mais tons de cinza, ouseja, com escala de cinza longa. Por outro lado, a diferença entre os tons de preto e os tons de branco é menor, sendo, portanto, menor o contraste. Observe o resumo abaixo: Alto KV – pouco contraste – escala de cinza longa, Baixo KV – alto contraste – escala de cinza curta. Quando a quilovoltagem é alta, a penetração dos fótons de raios x nos tecidos é maior, o que resulta em uma menor diferençade densidade nas áreas adjacentes da imagem radiográfica (muitos tons de cinza ou escala de cinza longa). Por outro lado, quando a quilovoltagem é baixa, o poder de penetração dos fótons de raios x é pequeno, o que faz com que áreas adjacentes na radiografia tenham uma grande diferença de densidade (algumas áreas muito escuras e outras muito claras, com poucos tons de cinza), originando uma escalade cinza curta.
ESCALA DE CINZAS É O NUMERO DE TONALIDADES DE CINZAS QUE SE TEM NA IMAGEM, QUANTO MAIOR A ESCALA DE CINZA MENOR O CONTRASTE.
*O MAS ALTERA APENAS O ENEGRECIMENTO , ELE NÃO ALTERA A ESCALA DE CINZAS.

4- Qual o conceito da grandeza “densidade física”.
R: Em física a densidade consiste na relação entre massa de um corpo e o volume que ocupa. Na pratica é igual ao seu peso...
tracking img