Resumo: cap 14 do livro a historia da riqueza do homem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (499 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O dinheiro só se torna capital quando é usado para adquirir mercadorias ou trabalho com a finalidade de vendê-los novamente com lucro. O dinheiro não é a única forma de capital. Um industrial podeter pouco ou nenhum dinheiro, e, no entanto ser possuidor de grande volume de capital. Pode ser dono de meios de produção. Com isso, o seu capital, aumenta na medida em que ele compra a força detrabalho.
No capitulo XIV do livro “A história da riqueza do homem” mostra como o homem se comporta em meio à situação da dominação do capitalismo. Nessa época, a sociedade buscava de diversas formasalcançarem a riqueza, pois isso era um fator que demonstrava poder, principalmente entre as classes sociais da época. Portanto, quem obtia mais capital, tinha mais poder, então assim, somos levados aanalisar as relações de comercio existentes antes da idade capitalista, na qual se tinha a relação metrópole/colônia, de onde o lucro era obtido através da escravidão, pirataria, saques e da exacerbadaexploração de mão de obra.
Em meio a esse sistema, existia o trabalho manual em que um homem trabalhava para outro, como camponês. E quando se teve no séc. XVI o fechamento das terras e a elevação dosarrendamentos, esses camponeses passaram a ser expulsos e se transformaram em trabalhadores sem terra. Estes trabalhadores, então, tiveram de se prontificar a ir para as indústrias como assalariados. Osistema fabril passa a produzir então em grande escala, diminuindo assim ou quase extinguido os trabalhos manuais. Este foi liquidado pela queda dos preços e pela concorrência da maquina, dessa forma,começou a existir a classe trabalhadora sem propriedades, que com a acumulação do capital torna-se essencial o capitalismo industrial. A máquina sobrepunha-se ao trabalhador individual, visto quenunca se cansava, nunca adoecia e não tinha que parar para se alimentar. Desta maneira era possível aumentar a produção, era o inicio do capitalismo industrial.
Por volta de 1850, à maioria das...
tracking img