Parasito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 65 (16039 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.0 INTRODUÇÃO

No ambiente, os seres vivos estão intimamente relacionados e estabelecem entre si condições capazes de alterar suas formas de vida. A finalidade deste inter-relacionamento é a busca de melhores condições de vida, como a busca de alimento e abrigo. As associações que podem ocorrer entre indivíduos de mesma espécie são chamadas deintra-específica e a relação entre indivíduos deespécies diferentes é chamada de inter-específica.
Parasitismo é a associação essencialmente unilateral, íntima, lenta, direta e estreita entre duas espécies bem determinadas: o hospedeiro e o parasito. O hospedeiro é indispensável ao parasito que vive às suas custas. A associação é de natureza nutritiva. O parasito retira do hospedeiro o material que necessita. O que distingue o parasitismo docomensalismo e inquilinismo é o grau de dependência metabólica, ficando o metabolismo do parasito vinculado ao metabolismo do hospedeiro.
Há diferentes técnicas disponíveis para a evidenciação de parasitos em amostras fecais, porém todas se baseiam nos princípios de preparo que envolve flutuação e sedimentação. Onde neste trabalho será descrito os principais métodos de Parasitológicos de Fezes.Bem como a forma da coleta, transporte e conservação das amostras, que serão analisadas.
Por fim neste trabalho, serão apresentadas as características dos principais causadores de parasitoses em seres humanos. Classificados como Nematelmintos, Platelmintos e Protozoários.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 EXAME PARASITOLÓGICO DE FEZES

2.1.1Coleta de Amostra de Fezes

O material deve sercoletado em recipiente limpo e seco e parte das fezes transferida para um frasco próprio, de boca larga, bem fechada e identificada. A identificação deve conter o nome do paciente, idade, data e hora da coleta. No caso de fezes frescas a remessa para o laboratório deve ser imediata. As instruções de como coletar deve ser passada para o paciente por escrito e é importante verificar se o paciente asentendeu, pois é na coleta adequada que se inicia a qualidade do exame parasitológico. Quando solicitada pela clínica médica poderá ser feita a coleta de amostras múltiplas, o mais recomendado é a coleta de três amostras em dias alternados, para isso o paciente recebe um frasco com conservador, onde ele ira coletar, a cada dia, uma porção de fezes, homogeneizando-as, (SOUZA, 2005).

2.1.2Transporte de Amostra de Fezes

Cada amostra deve ser colocada em um recipiente limpo e seco (de preferência nos coletores distribuídos para esse fim), e vedar bem. A quantidade de fezes recomendada deve equivaler ao tamanho de dois dedos polegares de adulto. O transporte deve ser feito em caixa térmica com gelo. Os recipientes das amostras devem estar acondicionados em saco plástico bem vedado, paraque, em caso de descongelamento, não haja risco de molhar o material. A caixa térmica deve conter uma quantidade de gelo capaz de resistir ao tempo que vai demorar para chegar ao laboratório, e deve ser fechada por fora, com fita adesiva.  Deve ser enviado ao laboratório, acompanhando as amostras de fezes, o "Formulário para envio de amostras de fezes ao laboratório", devidamentepreenchido, (NEVES, 2001).

2.1.3 Técnicas de Conservação

Toda amostra deve ser conservada a frio, armazenada em sacos plásticos com as amostras de fezes num recipiente de isopor com gelo em escamas ou contendo gelo reciclável, alternando-se o material em camadas. As fezes poderão ser conservadas por 24 a 48 horas. Os Conservantes químicos são utilizados quando o tempo decorrente entre a colheita domaterial e seu envio ao laboratório for maior que 48 horas, ou quando inexistirem condições de conservação a frio. Para a conservação de ovos e larvas de Helmintos pode-se utilizar formol a 10% ou formol-glicerina 5% (na proporção de 1:1), nas fezes para a pesquisa de oocistos de Coccídias devem ser conservadas em bicromato de potássio a 2% (na proporção de 1:1) e nas fezes para a pesquisa de formas...
tracking img